Faltam apenas três dias para passagem da Tocha Olímpica por Presidente Prudente. Já neste sábado (25/06), às 9h30, haverá a coletiva de imprensa, no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, com o COI (Comitê Olímpico Internacional). Na oportunidade, os representantes das Olimpíadas Rio 2016 devem falar sobre os condutores oficiais da tocha no município, sobre o trajeto, entre outros assuntos.

De antemão, já que ficou a cargo da Prefeitura, a Setur (Secretaria Municipal de Cultura), informa todas as atrações culturais que são realizadas ao longo dos 8,2km (Quilômetros) que a tocha passará. No ponto de partida, às 17h, na rotatória do Cristo, terá participação da Banda do Colégio Cristo Rei. Já na rotatória do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’, terá exposição do acervo do museu referente ao esporte em Prudente.

Na Praça 9 de Julho, defronte a fonte, haverá apresentação do Grupo de Taiko ‘Dantai Fenix’. Na Avenida Tenente Nicolau Maffei, em frente ao Banco do Brasil, terá participação do Grupo ‘Ruas de Fogo’, com show de street dance. Ainda no calçadão, na interseção com a Avenida Brasil, terá apresentação de Metais e Sopros, pelo Projeto Guri. Já próximo ao Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’, está presente o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Independentes da Zona Leste.

Ainda no cronograma de atrações, no Parque do Povo, após a rotatória da churrascaria Guaíba, terá participação dos Cavaleiros e Cavalos Quarto de Milha. Na pista de skate do Parque do Povo, haverá skatistas de Prudente, além de DJs, enquanto que nas quadras de vôlei terá aulas de street dance, com o agente cultural, Leonardo Ferreira. Por fim, haverá ainda apresentações artísticas, bem como o protocolo de recebimento da tocha olímpica no palco que será montado no Parque do Povo neste domingo (26).

De acordo com a titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte), Maria Cristina Borges Madeiral, a Tute, desde as 16h haverá programação artística na city celebration, ou seja, no palco que será montado no Parque do Povo. Além disso, ela lembra que a cada 200 metros, durante o trajeto de 8,2km, ocorre o ‘beijo das tochas’, que nada mais é que a troca de condutor.

“Serão 91 interdições ao longo do trajeto, onde teremos funcionários nas vias, uniformizados e com bandeirolas, fazendo a interdição. Pedimos à população que entenda o momento que é único no Brasil. Pedimos ainda aos prudentinos que sejam como sempre foram, receptivos e calorosos. Além disso, que os munícipes tenham um pouco de paciência, pois haverá transtorno no trânsito. Entretanto, assim que a tocha passar vamos liberando as interdições. É um evento rápido, de no máximo 2h30 de duração”, pontua.

Questionada sobre os nomes, Tute afirma que não estão oficialmente divulgados. “No sábado [25], durante a coletiva, o Comitê Rio 2016 deverá lançar a pré-lista. Já na manhã de segunda-feira [27], deverá sair à lista definitiva”, encerra.

Vale lembrar que o trajeto em Presidente Prudente contará com 41 condutores e terá início na Avenida Manoel Goulart, no Cristo, a partir das 17h. A tocha seguirá pela via até a Avenida Coronel José Soares Marcondes, onde adentrará ao Calçadão da Avenida Tenente Nicolau Maffei e saíra na Avenida Brasil. A partir daí, seguirá até a Avenida 14 de Setembro, onde terminará nas proximidades da Avenida Celestino Figueiredo, onde será a city celebration.