Presidente Prudente recebeu nesta quinta-feira (23/06), o assessor de Secretaria de Assuntos Federativos da Presidência da República, Charlles Fernando Bueno, e o assessor da Autoridade Pública Olímpica (APO) do Rio de Janeiro, Cláudio Francisco. Ambos estiveram presentes no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, onde foram recebidos pela titular e pelo assessor de Secretaria da Semepp (Secretaria Municipal de Esporte), Maria Cristina Borges Madeiral, a Tute, e Edison Andrade, o Japonês, bem como pelo secretário da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), Tadeu Pereira.

De acordo com Bueno, a reunião foi dividida em dois momentos, o primeiro para realizar a entrega dos uniformes aos ganhadores do concurso de redação do MEC (Ministério da Educação) e que por isso participarão da cerimônia de início do revezamento da tocha. As roupas foram recebidas pela diretora da Escola Estadual Monsenhor Sarrion, Joana D’Arc, bem como pelo diretor da Etec (Escola Técnica) ‘Antônio Eufrásio de Toledo’, o antigo Colégio Agrícola, Claudemir Monteiro.

Já o segundo momento, de acordo com Bueno, foi para realizar o reconhecimento da rota, cada ponto estratégico, bem como cada ponto cultural e o que está sendo desenvolvido pela Prefeitura em relação às atrações culturais e esportivas. “Pela reunião, creio que está tudo certo. Além disso, é válido afirmar que esse trabalho [reconhecimento do trajeto] é feito com antecedência de quatro dias em todas as cidades. Saímos de Mato Grosso do Sul e, como em São Paulo Prudente é a primeira cidade a receber, viemos para cá”, explica.

Conforme a diretora da escola Monsenhor Sarrion definiu a passagem da Tocha Olímpica por Prudente como um momento histórico na história da cidade. “Estou deslumbrada e muito feliz. As alunas estão na faixa etária de 14 anos, no 9º ano, e também estão deslumbradas, sem acreditar, estão sonhando, mesmo porque elas participarão do ato inicial do revezamento em Prudente”, disse, informando que as alunas chamam Elizimara e Camila.

Pela Etec, quem participará do ato é a aluna Fabiana Chagas. “A Etec foi escolhida em razão das notas dos últimos quatro anos do Enem [Exame Nacional do Ensino Médio]. Dentro da escola foi realizado um concurso de redação, o qual a Fabiana ganhou e representará todo colégio. Além disso, é válido afirmar que as Etecs representam um papel fundamental para Prudente e desenvolvem um trabalho formidável na formação dos jovens para o mercado de trabalho”, concluiu.

Além dos já citados, o professor da Etec Edson Trevisan também participou da reunião.