A Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, através da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e a Fundação Mapfre, pelo 3º ano consecutivo, deu início nesta manhã (20/06), ao programa ‘Na Pista Certa’.

Conforme o assessor da Semav, Renato Gouvea, o programa atenderá escolas públicas e particulares, sendo realizado de das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na quadra coberta do da Praça da Juventude da Cohab. No sábado, é aberto ao público em geral, não haverá atendimento às escolas, com horário de atendimento das 8 às 15h.

Com monitores treinados, as atividades pedagógicas e lúdicas são realizadas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. A ideia do programa é mostrar comportamentos responsáveis do ponto de vista dos motoristas, pedestres, ciclistas e demais atores do trânsito. As regras de sinalização também são apresentadas aos estudantes.

Ao todo, as crianças passam por duas atividades. Primeiro, assistem a uma contação de histórias que aborda questões como respeito às regras de convivência e meio ambiente. Em seguida, o momento mais esperados por eles: em um circuito fechado, usando bicicletas e equipadas com capacetes e joelheiras, vivenciam as primeiras noções sobre trânsito.

De acordo com a gerente regional da Mapfre, Silvana Pissinin, o programa inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária. “A ideia é ensinar a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, cidadania e gentileza para a segurança e integridade das pessoas”, analisou.

De acordo com Gouvea, a estrutura estará funcionando também para os visitantes da 1ª Feira do Estudante e Empreendedorismo, que será lançada no mesmo local nesta quarta-feira às 19h.

Os agendamentos para o Programa devem ser realizados no Departamento de Educação para o Trânsito da Semav, na Avenida Cel. José Soares Marcondes, 3099 no Jardim Bongiovani, através do fone (18) 3908-7011 ramal 221 e via e-mail: edtransito.semav@presidenteprudente.sp.gov.br com Valter.