O prazo de inscrições para participar da 1ª edição das Olimpíadas de Matemática da Juventude. Agora, os interessados podem se inscrever até o dia 15 de junho. A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria da Juventude, órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito, e o Departamento de Matemática e Computação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) e apoio da empresa Energisa.

Com o objetivo de estimular o estudo da disciplina entre os jovens e ainda reconhecê-los, valorizá-los e premiá-los, o prazo do cadastro online foi prorrogado para divulgar ainda mais o concurso e atrair um maior número de jovens do município. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente no site da Coordenadoria da Juventude, owww.juventudepp.sp.gov.br.

O concurso, que será dividido em duas categorias (jovens matriculados no ensino médio das escolas particulares e das escolas públicas), será disputado em fase única que será aplicada a cada das categorias. A prova é de caráter classificatório, e será constituída por cinco questões dissertativas. Já o resultado será apurado pela atribuição de 20 pontos por questão respondida corretamente, ou seja, poderá totalizar até 100 pontos.

Os dez primeiros de cada categoria receberão Honra ao Mérito, assim como professores orientadores dos mesmos, isso em razão da participação e apoio a Olimpíadas de Matemática da Juventude. Os alunos devem comparecer à cerimônia de premiação para o recebimento dos certificados. Todos os alunos participantes receberão o certificado pela participação no concurso.

Além do reconhecimento aos dez de cada categoria, o primeiro colocado de cada uma receberá o valor de R$ 600 e troféu. Além disso, a classe do aluno vencedor receberá como premiação um passaporte para o Parque Aquático, em viagem a ser organizada e agendada pela direção escolar.

A aplicação da prova será realizada na Escola Técnica ‘Professor Adolpho Arruda Mello’, no dia 17, das 9h às 12h. O participante deverá se apresentar com antecedência mínima de 30 minutos no local indicado com documento de identidade. O mesmo só poderá sair do local de prova após, pelo menos, uma hora de duração, sendo que a mesma tem duração máxima de três horas.

Serviço – O edital do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site: www.juventudepp.sp.gov.br. Já o telefone da Coordenadoria da Juventude para mais informações é o 3903-0457.

(Colaboração – Gabriel Lanza)