Atendendo ao pedido do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, a Coordenadoria da Juventude do Governo de Presidente Prudente soma forças com a comunidade, voluntários e a escola municipal Professora Odette Duarte da Costa, localizada no bairro Morada do Sol, visando ampliar o projeto ‘Escolinha de Futsal’.

Com este objetivo expandir a ação, o município está disponibilizando materiais esportivo e humano para os interessados, como bolas de futsal, coletes, uniformes, monitor e educador. Desde 2014, o projeto atende aproximadamente 40 adolescentes que residem no bairro. De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, "a ideia é somar forças, visando ampliar o projeto e dar melhores condições materiais e humanas para sua execução", disse.

A diretora da escola, professora Sirlei Oliveira, conta que o projeto é de fundamental importância tanto para os jovens quanto para a comunidade em geral. ‘Os jovens e os adolescentes apreciam o esporte, e através do esporte é construída uma identidade social. Nossas crianças, hoje, tem outra conduta social na comunidade. Muito disso tem sido reforçado pela escolinha. Aqui não é tratado só o futebol, também tem as regras. É uma questão social muito significativa’, diz.

Além dos diversos voluntários que participam das atividades, o projeto conta agora com a educadora física Leidy Anne. Segundo um dos idealizadores do projeto, Eduardo Almeida de Carvalho, juntar forças ajuda muito no desenvolver da ação. ‘Uma parceria ajuda bastante. Sozinhos nós não andamos muito, ficamos debilitados. Muitos tentaram, mas não levaram a sério. Essa parceria vem para fortalecer’, afirma.

Além da ‘Escolinha de Futsal’, a comunidade deverá contar com mais atividades, em função do trabalho da Coordenadoria da Juventude com os parceiros da Escola Odette Duarte da Costa, Casa da Sopa ‘Francisco de Assis’ (Casofa) e o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) local. "A previsão é lançarmos nos próximos dias uma pacote de oficinas culturais, esportivas e de qualificação profissionais e o bairro será uma das localidades contempladas", finaliza.

Serviço - A ‘Escolinha de Futsal’ ocorre todas as quintas-feiras, no período da noite, na quadra poliesportiva da escola. A escola fica na Rua Antônio Modaeli, número 131, no Morada do Sol. O telefone é o 3905-2634. (Colaboração – Gabriel Lanza)