O Governo de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), prestou contas à população referente ao primeiro quadrimestre deste ano. Durante o ato, que ocorreu na manhã desta terça-feira (31/05), no Plenário ‘Doutor Francisco Lopes Gonçalves Correia’, o secretário da pasta, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, informou aos presentes que a Sesau encerrou os quatro primeiros meses do ano com aplicação de 19,01% em saúde, o que em cifras equivale a R$ 26.367.864,19.

A porcentagem apresentada pelo secretário ultrapassa os 15% obrigatório por lei para se investir em saúde. Somente a majoração na aplicação, que é de 4,01%, equivale a R$ 5.558.605,88. Detalhando mês a mês, em janeiro foram aplicados 13,98% dos recursos próprios, enquanto que em fevereiro 15,70%, em março 21,61% e em abril 29,24%.

Ainda em relação à aplicação na saúde, a pasta conta com as receitas recebidas, sendo RS 7.035.498,54 do Ministério da Saúde e R$ 782.864,50 do Governo do Estado, bem como com as taxas das VSM (Vigilância Sanitária Municipal) e aplicações financeiras, que são de R$ 1.042.688,29 e R$ 29.885,04, respectivamente.

Durante a audiência, o secretário destacou os principais investimentos no primeiro quadrimestre, sendo nas obras em andamento. Entre elas estão a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte, bem como nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) Maracanã, Leonor, Maré Mansa, João Domingos Netto e Ameliópolis, e também no término da construção da UPA do Ana Jacinta, na entrega de duas Residências Terapêuticas e na conversão e entrega do Caps AD II (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) para Caps AD III 24h.

“Entregamos cinco Residências Terapêuticas e a sexta estamos finalizando os trâmites burocráticos e logo estará em funcionamento. O mesmo deve ocorrer com a ESF de Ameliópolis, onde as obras já foram concluídas. Estamos também finalizando as obras do Caps I [Centro de Atenção Psicossocial Infantil] e devemos providenciar a entrega do prédio até junho”, pontuou, Andrade.

O secretário disse ainda que a ESF do Maracanã está em fase final de construção e que, assim como a do Leonor, aguarda a terceira etapa do recurso vindo do Ministério da Saúde. “Enquanto não recebermos, temos que fazer aditivo de prazo até que o montante venha e conseguimos encerrar o contrato e inaugurar a unidade. No João Domingos está sendo feita a ampliação da unidade, custeada pelo Governo Municipal, de modo com que a mesma acomode duas equipes de ESF para atendermos a população local. A previsão é que em 90, a contar da data de início dos serviços, a obra seja concluída”, expôs.

Andrade afirmou também que Prudente, em relação à saúde, figura a frente de outras cidades do mesmo porte. Disse ainda que em 2008 o orçamento da Sesau era de R$ 42 milhões e que em 2009, quando a atual gestão assumiu, foi de R$ 48 milhões. Por fim, explanou que hoje o investimento anual supera em mais de 100% os valores investidos anteriormente.

Além do secretário, a mesa foi composta pela secretária-adjunta da Saúde, Sílvia Alves Dutra Souza, e pelo responsável pelo Planejamento da pasta, Helder Furlani. A audiência contou com a presença de funcionários da secretaria, vereadores, imprensa e demais pessoas.