União de forças dos setores envolvidos no atendimento simulado a acidente com múltiplas vítimas, de maneira que, no caso de um acidente real, todos possam assumir as respectivas responsabilidades. Isso foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira (24/05) no calçadão do Campus I da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

A ação, que envolveu mais de 50 pessoas, integra o Movimento Maio Amarelo, sendo coordenada pelo Corpo de Bombeiros, envolvendo a 5ª Cia da Polícia Militar, Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), SAME – 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Emergência), GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências), Liga do Trauma da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) da Unoeste e Hospital Regional.

Durante o simulado de acidente com vítima presa em ferragens, o público presente pode presenciar a realização dos procedimentos protocolares de atendimento pré-hospitalar, que também possibilitam, tanto o entrosamento e organização entre os diferentes órgãos envolvidos, bem como a avaliação da capacidade de resposta das equipes de socorro diante de um cenário crítico com vítimas graves.

De acordo com o capitão PM Orival Santana Júnior, a articulação entre recursos humanos e materiais em situações que envolvam múltiplas vítimas é imprescindível para o sucesso das operações de salvamento. “A simulação auxilia no entrosamento daqueles que realizam atendimentos deste tipo de ocorrência e a familiarização e a agilidade do trabalho e na cooperação entre os entes de outros órgãos envolvidos na ocorrência”, citou.

Ainda de acordo com o capitão, as campanhas de conscientização, aliadas à instalação de radares e outros dispositivos, tem reduzido o número de acidentes de trânsito no município. “Em nossa cidade, os atendimentos de ocorrências de acidentes de trânsito vem reduzido bastante, felizmente. Essa ação de hoje visa contribuir para que essa redução continue para que tenhamos um trânsito mais seguro e com menos vítimas na cidade”, analisou.

De acordo com o assessor de Secretaria, Renato Gouvea, a intenção da ação é conscientizar a população, de forma impactante para refletir sobre seu comportamento no trânsito. “ O intuito do Maio Amarelo é salvar vidas e evitar que os acidentes ocorram na realidade. Nesse tipo de situação, os agentes da Semav têm o papel importante de fazer sinalização do local para preservar as vidas dos socorristas e das vítimas para que não ocorram novos acidentes e também manter a fluidez do trânsito no local, amenizando os impactos no trânsito”, finalizou.