A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) divulga o balanço da primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em Presidente Prudente. Segundo dados do órgão, até o período da manhã desta sexta-feira (06/05), 24.842 pessoas haviam garantido a dose contra a gripe.

A Vigilância Epidemiológica detalha o número por grupos. De acordo com o órgão, 17.266 pessoas acima dos 60 anos já tomaram a vacina, o que compreende a 60,43% desta população, estimada em 26.570 munícipes. No grupo de crianças de seis meses a menores de cinco anos, 6.449 foram imunizadas contra a doença, o que equivale a 54,81% das 11.436 moradoras de Prudente.

Ainda em relação aos grupos, o de gestantes conta com 914 que garantiram a dose, o que representa 42,31% das 1.994 grávidas prudentinas. Já o de puérperas, ou seja, mulheres que tiveram bebê em até 45 dias, tem 213 vacinadas, o que equivale a 60% das 328 munícipes nesta condição.

A VEM lembra ainda que nesta segunda-feira (9) terá início a vacinação das pessoas com doenças crônicas. Segundo o órgão, este grupo em Prudente está estimado em 7.770 munícipes.

O órgão informa ainda que até o momento não faltou dose da vacina contra a gripe em nenhuma unidade. Dessa forma, afirma que ninguém ficou sem ser vacinado. Além disso, expõe que Prudente já recebeu 42.200 doses e que na segunda-feira receberá mais.

Vale lembrar que Prudente as doses são aplicadas em 24 unidades, entre UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Essas ficam nos bairros: Jardim São Pedro (sendo UBS e ESF do bairro), Cohab, Jardim Belo Horizonte, Parque Cedral, Jardim Guanabara, Vila Nova Prudente, Parque Alvorada, Jardim Villa Real, Jardim Santana, Vila Marcondes, Parque São Judas Tadeu, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Brasil Novo, Jardim Morada do Sol, Parque Primavera, Jardim Cambuci, Humberto Salvador, distritos de Montalvão, Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis, Centro de Referência do Idoso e UBS Central.

A orientação da VEM é que os munícipes não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação e um documento com foto. Além disso, é importante lembrar que a dose da vacina será aplicada exclusivamente nas unidades de saúde que têm sala de vacinação.