Nove entidades assistenciais comercializarão produtos artesanais feitos pelos assistidos

Nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/05), ocorre a 18ª edição da Expodefic/Feidefic (Exposição e Feira de Trabalhos Artesanais da Pessoa com Deficiência), organizada pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), com o tema: “A arte comprova a capacidade”.

A abertura oficial dos trabalhos foi feita nesta manhã, com a presença da assistente de secretaria da Secult, Sueli Pereira Castro, do Chefe de Gabinete, Feiz Abbud, da secretária de Assistência Social, Maria Helena Veiga Silvestre, do presidente do Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Milton Takao Mizukawa, além do produtor cultural Denílson Bigueti, e demais representantes das entidades expositoras.

“Durante esses dois dias nesse projeto que já tem 15 anos, graças ao trabalho das entidades. Temos certeza do sucesso e que vocês vão vender muitas peças”, disse Sueli Castro.

Após as falas, foi feita a apresentação cultural do grupo musical “Vida e Luz”, da Associação Filantrópica de Proteção ao Cego de Presidente Prudente.

Além de apresentações culturais, várias barracas foram montadas no calçadão da Maffei, onde das 9h às 16h, onde a população poderá adquirir itens artesanais produzidos e comercializados por pacientes de nove entidades e de um expositor individual, com preços acessíveis, sendo uma sugestão para presentear as mães no próximo final de semana.

A feira tem como objetivo mostrar para a população que independente de certas restrições as pessoas com deficiência tem demonstrado eficiência e dons para trabalhos manuais.

Uma das instituições expositora é a Unipode (União das Pessoas com Deficiência). Dessa forma, a psicóloga da unidade Célia Harumi Tarumoto, afirma que o fato de poder vender suas próprias produções é importante em relação a sua autoestima.

“Os produtos são confeccionados nas oficinas que realizamos na entidade, sendo tapetes de retalhos, puff de garrafa pet, artesanato em madeira, quadros, porta-chaves, bonecas, presilhas, pesos de porta, dentre outras peças, já que procuramos diversificar a cada ano”, enumera.

Eliete de Carvalo Marguti, da Associação de Proteção aos Cegos disse que os assistidos aguardam com ansiedade o dia da feira. “Eles ensaiam para as apresentações culturais, como a Renata Guimarães, que é nossa assistida e gosta de música gospel e nos presenteou com essa apresentação”, finaliza.