Com a incidência do frio e baixas temperaturas, bem como a chegada do inverno que se aproxima, inicia o surgimento de gripes e resfriados, o que, consequentemente, faz com que a procura e consumo do mel aumentem.

Dessa forma, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente), orienta os munícipes de que muitas vezes o produto comercializado apresenta cheiro, sabor, cor e consistência do mel. Entretanto, o órgão afirma que o produto é fraudado a base de água, açúcar, amido, corante e essência de mel.

“Este é oferecido em garrafas de diversos formatos, fechados com rolhas de bebidas e de papel. Além disso, estes geralmente estão sem o rótulo, ou mesmo que tenham, nunca indicam a origem, CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas], telefone e órgão de Inspeção”, informa.

A orientação do SIM, para que os consumidores verifiquem a procedência do produto, é que os mesmos coloquem a mesma quantia de mel e água em um copo de vidro, dissolver bem e acrescentar três gotas de iodo (aquele utilizado em machucados). “Caso a mistura fique da mesma cor, o mel é verdadeiro. Porém, caso a mistura fique preta, o produto é falso”, pontua, orientando os munícipes a comparem mel em supermercados ou casas especializadas e sempre observarem as informações.

Serviço – Denúncias poderão ser feitas na Central de Atendimento da Prefeitura, que é o 156, ou no Serviço de Inspeção Municipal, cujo telefone é o 3918-4200.