Terá início na próxima segunda-feira (09/05) a aferição das balanças dos feirantes de Presidente Prudente. O trabalho, realizado pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) em parceria com o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), “visa dar exatidão ao produto pesado e vendido ao consumidor”, é o que explica Adriano Calixto, responsável pelo Departamento de Fiscalização do Comércio e Feiras Livres da secretaria.

Calixto informa que a aferição será realizada de segunda a sexta-feira (13), sempre das 13h às 16h, na sede do Ipem, que fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, 1.632. Embora a Sedepp tenha cerca de 500 feirantes cadastrados, ele diz que cerca de 130 devem passar pelo procedimento, haja vista que esse é o número dos que utilizam balança.

O responsável pelo Departamento de Fiscalização lembra ainda que o serviço é obrigatório. O não comparecimento, segundo ele, gera advertência, interdição do comércio hortifrutigranjeiro, apreensão da balança e auto de infração ao feirante.

Vale lembrar que as balanças que passarem pelo processo e forem aprovadas recebem o selo de garantia. Já as reprovadas deverão ser encaminhadas a empresas credenciadas pelo Ipem para correção. Além do equipamento, o feirante deve comparecer ao Ipem com comprovante de endereço e documento pessoal. Após o término da aferição, haverá fiscalização nas feiras livres para verificação se todas as balanças passaram pelo procedimento.