A Praça 9 de Julho foi “tomada” pelo evento ‘Agita Prudente’ na manhã desta terça-feira (03/05). Coordenado pela Seduc, envolve parcerias com órgãos municipais, estaduais e empresas privadas, com o objetivo de aumentar conhecimento sobre os benefícios da atividade física e de hábitos de vida saudáveis. Esta é a 6ª edição do Agita, que foi instituído pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ em 2009.

O slogan escolhido para esse ano foi “Criança Ativa, adulto saudável”. Dessa forma, cerca de 150 alunos de cinco escolas municipais do Programa de Educação Integral Cidadescola estiveram presentes e participaram de alongamento e aquecimento, seguidos de aula de Zumba comandados pelos alunos da empresa júnior da Unesp, Performance Júnior. Alunos da EE Fernando Costa também estiveram presentes na ação.

No Centro Cultural Matarazzo, também foram realizadas intervenções esportivas e recrativas.

A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) que atende aos bairros Alvorada, Guanabara, Primavera, Montalvão e Morada do Sol também realizou uma apresentação de Zumba.

Estudantes dos cursos de Medicina, Estética, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia e Educação Física da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) estiveram presentes no evento para realizarem exames de prevenção à saúde, como higiene bucal, aferição de pressão, orientação sobre alongamento, massagem relaxante e higienização da pele, dentre outros.

“Estamos aqui para difundir os benefícios da atividade física na prevenção de patologias cardíacas e musculares, a maneira correta da realização dos exercícios físicos, os cuidados na realização dos mesmos e os benefícios que eles promovem como redução nas taxas de açúcar e da pressão arterial, o que conseqüentemente melhora a qualidade de vida dos indivíduos”, disse a professora do curso de Fisioterapia, Renata Digiovani.

A secretaria municipal de Saúde (Sesau), marcou presença com o NASF, CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial) e outros agentes de saúde, onde foram dadas orientações sobre prevenção em saúde em geral como: dengue, gripe H1N1, e alimentação saudável.

“ Aproveitamos a oportunidade para realizar testes de IMC (Índice de Massa Corpórea) e instruindo os cidadãos sobre a importância de uma alimentação saudável, inclusive mostrando a montagem de um prato saudável”, finaliza o nutricionista da Sesau, Raphael Bongiovani.