Nesta segunda-feira (02/05), teve início o treinamento dos 120 funcionários que trabalharão na primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Presidente Prudente, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Isso porque o novo equipamento de saúde do município será inaugurado às 10h deste sábado (7).

“Neste primeiro momento, os novos funcionários estão recebendo as boas vindas através da equipe da Secretaria de Saúde [Sesau], representantes do Ciop [Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista] e também se conhecendo, porque até então não se conheciam. Além disso, já estão tirando fotos para os crachás, recebendo uniformes, conhecendo as dependências e iniciando uma rotina de treinamentos”, explicou Marta Pereira, gerente da UPA do Ana Jacinta.

No período da manhã, além de receber uniforme e tirar foto para o crachá, em parceria com o Movimento Social ‘Seja Gentil’, os funcionários assistiram a palestra ‘Adoecer’, com o médico homeopata Edison Kuramoto. Já no período da tarde, às 14h, haverá palestras ‘Como cada qual chegou à UPA’?’, ‘Relacionamentos’ e ‘Dança Circular e os benefícios da autoajuda e da ajuda mútua para a vida melhorar’. Essas serão ministradas pelos professores Paulina Paulino, Antônio Mello e Luciana Ferro, respectivamente.

Ainda nesta segunda, às 14h30, haverá uma Simulação de Atendimento de Urgência. Na ação, que tem parceria com o GRAU (Grupo de Resgate e Atenção às Urgências), 193, 192 e Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), haverá simulação de acidente de trânsito, bem como de pacientes infartado e com edema agudo de pulmão.

De acordo com Marta, a intenção do treinamento é fazer com que os funcionários recebam capacitação técnica, mas também ações de humanização. “É uma solicitação do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] que a UPA tenha um atendimento de qualidade tanto quanto o prédio. Ou seja, que as pessoas que chegarem aqui possam ser atendidas na doença, mas que também possam ser acolhidas em um ambiente humano”, ressaltou.

Por fim, a gerente da UPA, assim como o secretário de Saúde, Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, enalteceu a estrutura física do prédio, bem como os equipamentos da mesma, em especial o aparelho de Raio x. “Um aparelho totalmente digitalizado onde se faz o exame e o médico consegue vê-lo no computador do consultório com uma definição de imagem maravilhosa. É um equipamento de primeiro mundo, que em Prudente não tem nem nos consultórios particulares. O Governo Municipal e a equipe Sesau, chefiada pelo secretário Sérgio, que é um visionário e conseguiu algo nesta dimensão, estão de parabéns. O município só tem a ganhar com essa estrutura”, elogiou.