Visando motivar os jovens estudantes ao exercício da responsabilidade social e apresentar os projetos e oficinas voltados aos jovens, foi realizado nesta sexta-feira (29/04), no Centro de Artes e Esportes Unificados ‘Professor Samoel Brondi’, uma reunião com representantes dos grêmios estudantis e das escolas estaduais.

Participaram da reunião representantes de 14 escolas estaduais de Presidente Prudente, destaque para Arlindo Fantini, Celestina de Campos, Dr. José Foz, Fátima Falcon, Fernando Costa, Florivaldo Leal, Francisco Pessoa, João Alfredo da Silva, Maria Luiza Formozinho, Marrey Junior, Miguel Omar Barreto, Placídio Braga Nogueira, Teófilo Gonzaga e Vereador Pedro Tófano, além do coordenador da Juventude, Juliano Borges, a professora Paulina Paulino, e o diretor do colégio Braga Mello, Antônimo Mello.

Durante o encontro, foram debatidos diversos assuntos, dentre eles a campanha de mobilização social ‘Seja Gentil’, projeto que realiza ações de integração e socialização simples e viáveis com os fundamentos do amor ao próximo e respeito organizado pelo Colégio Braga Mello em parceria com o Governo de Presidente Prudente e apoio da Unoeste e Ciop.

Na oportunidade, os professores Antonio Mello e Paulina Paulino falaram sobre a campanha e da importância da participação das escolas estaduais.

A Coordenadoria da Juventude apresentou a agenda de trabalho com as escolas estaduais que possuem grêmios estudantis, destaque para os projetos Concursos de Vídeos, Olimpíadas de Matemática, Concurso de Desenho, Concurso de Redação, dentre outros que serão lançados oficialmente na próxima semana. Também foi apresentado aos representantes as ações realizadas em parcerias com os grêmios estudantis das escolas, como a 'Visita à Fatec', 'Dia Mais Jovem', 'E agora José? Orientação Vocacional e Profissional', 'OAB vai à Escola' 'Visita à Fatec', entre outros.

Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 300 mil em parcerias em ações e projetos com as escolas estaduais que possuem a política de apoio ao grêmio estudantil. "Apesar de não termos nenhuma gerencia administrativa junto as escolas estaduais, elas através das suas diretoras, coordenadoras e mediados tem sido parceiras somando forças para fomentar o protagonismo juvenil. Soma-se a isto, o fato do prefeito Tupã acreditar e apoiar o projeto voltado aos jovens estudantes da nossa cidade", destacou Juliano Borges.

Segundo o estudante Kaio Guilherme Cardoso, presidente do grêmio estudantil do Marrey Junior, um dia reservado para o diálogo com as instituições de ensino é de grande importância. ‘É uma orientação, uma melhoria para nós. Teremos uma melhoria com tudo isso. Saberemos nos organizar, ter uma liderança, desde organizar uma agenda até organizar um evento. Isso traz um ensinamento, um saber a mais para nós, jovens, educadores e diretores’, afirma.

Para a mediadora da escola estadual Maria Luiza Formozinho, Marcia Hamada Leite, reconhece esse esforço da administração municipal e ressalta que esta parceria da Juventude com as escolas e os jovens é fundamental. ‘Sozinho nós não conseguimos. É uma parceria, de fato. No ano passado contei com vocês para levar meus alunos do 3°, que estavam duvidosos sobre a orientação vocacional e eu tive todo um apoio, consegui levar e eles estão todos bem. Foi uma vitória para nossa escola. Isso contribui muito para eles. Vocês nos ajudaram’, conclui (Colaboração – Gabriel Lanza)