Na próxima semana, o Governo Municipal inaugura a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Presidente Prudente, localizada no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Já nesta segunda-feira (02/05), o CIOP (Conselho Intermunicipal do Oeste Paulista), – que será responsável pela administração da unidade –, dará início ao treinamento dos funcionários que trabalharão no novo equipamento público de saúde do município.

“Os funcionários serão contratados já a partir do dia 2 e terão uma semana para que se ambientem, coloquem tudo em ordem e estruturarem tudo para que no fim da semana, quando iniciarmos o atendimento na UPA, esteja tudo organizado”, destaca Sérgio Luiz Cordeiro de Andrade, titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A UPA, de acordo com Andrade, “é um pronto-socorro ampliado”, já que praticamente o PA (Pronto Atendimento) será transferido para a Unidade de Pronto Atendimento que tem melhores condições de atendimento à população e qualidade diferenciada em termos de acomodação, estrutura e leitos de observação.

“Na unidade temos um raio-x digital em que as imagens serão utilizadas nas demais unidades de saúde, ou seja, o paciente faz o exame na UPA e o médico de qualquer unidade poderá ver o exame em seu computador. Isso facilitará muito o acompanhamento de algumas patologias. A UPA já é uma estrutura que está enraizada no conceito de Prudente, uma vez que o PA 24h é como se fosse uma”, pontua.

Sobre a capacidade de atendimento, o secretário diz que espera ser a mesma do Pronto Atendimento do Ana Jacinta, que registra uma média diária entre 150 a 200 atendimentos. “Quanto mais atendimento é sinal de que mais doenças estão surgindo. Por isso esperamos que o número seja normal. É comum que muitos fiquem curiosos em conhecer a UPA, mas isso vai acontecer na medida da necessidade de cada um”, relata.

Já sobre o atual prédio do Pronto Atendimento, o secretário afirma que a UBS (Unidade Básica de Saúde) continuará funcionando no local e que a entrada traseira, pela Avenida José Zerial, será transformada no Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) 24h. “Este é um dos equipamentos da Rede de Assistência à Saúde Mental”, conclui.

Vale lembrar que para a construção da UPA o prefeito e o vice-prefeito Marcos Vinha conquistaram recursos de R$ 2 milhões junto ao Governo Federal através do Ministério da Saúde. A empreitada conta com contrapartida municipal da Prefeitura de Prudente no valor de R$ 551.606.13.