A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informa que neste sábado (30/04), a partir das 8h, o mutirão de combate ao Aedes aegypti será na área 3 de Presidente Prudente. No dia, os agentes com a realização do BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros), bem como os caminhões recolhendo os possíveis criadouros do mosquito, percorrerão os bairros Bongiovani, Formosa, Industrial, Bela Dária e São Jorge. O ponto de encontro para início da ação será na Escola Municipal José Carlos João.

Além do mutirão no sábado, que já tem sido rotina da VEM, o órgão informa que nesta segunda-feira (02/05) terá início o levantamento do IB (Índice Breteau) e IIP (Índice de Infestação Predial). “Ao todo, 4.200 imóveis devem ser vistoriados, sendo 600 em cada área. No check list do agente tem 40 itens que serão avaliados, que a é partir daí que temos conhecimento dos criadouros mais encontrados e das ações que devem ser direcionadas para cada área. Além disso, é importante sabermos o índice de infestação do mosquito no município”, explica Elaine Bertacco, educadora de saúde da VEM.

A orientação aos munícipes, tanto para a realização do BCC neste sábado quanto para início do IB na segunda, é que facilitem a entrada do agente na residência, bem como acompanhem a vistoria do mesmo para que tenham conhecimento dos locais que possam ser possíveis criadouros do Aedes.

A educadora de saúde lembra ainda que no período de temperatura baixa o número de registro positivo de dengue diminui consideravelmente. Entretanto, ela afirma que mesmo no frio o mosquito continua se desenvolvendo e diz que por isso os cuidados têm que ser durante o ano todo. “Demora um pouco mais a evolução do mosquito no frio se comparada ao verão, quando em uma semana temos um ciclo completo do mosquito”, expõe.