Nesta quinta-feira (28/04), os alunos das escolas estaduais Fátima Falcon e Professor Arlindo Fantini tiveram um dia pra lá de legal. Os estudantes receberam orientações de advogados a respeito de diversos temas em palestras promovidas como parte do Projeto ‘OAB vai à Escola’, que tem como parceiro o Governo de Presidente Prudente, através do Programa ‘Estação Juventude’, da Coordenadoria da Juventude.

As palestras, que têm como objetivo levar conhecimento e noções de prática cidadã aos estudantes, foram ministradas pelos advogados Fernanda Quineli Alves e Álvaro Rizo Salomão, ambas pela manhã, beneficiaram cerca de 130 alunos. Esteve presente também o coordenador da Juventude, Juliano Borges.

Na escola Fátima Falcon, localizada no Jardim Jequitibás, a ação foi ministrada pela advogada Fernanda, que abordou o tema ‘O Estatuto da Criança e do Adolescente’. Já na escola Arlindo Fantini, que fica no Jardim Belo Horizonte, o advogado Álvaro debateu com os alunos diversos temas. Foram eles: ‘Introdução ao Direito’, ‘Introdução ao Direito Constitucional’, ‘Introdução aos Direitos Fundamentais com ênfase aos jovens’, ‘Introdução ao sistema tributário nacional (combinado com demais temas)’ e ‘O que o advogado faz?’.

Segundo a coordenadora da escola Arlindo Fantini, Eliane Cristina de Oliveira Rodrigues, a ação é importante para ajudar os adolescentes a entender e conhecer algumas peculiaridades, como a função dos advogados, o que é um diretor e a sua importância na vida do cidadão. “Quando os alunos têm contato com essa área do conhecimento eles podem se posicionar melhor na sociedade, tornando-se mais críticos e informados. Também é uma excelente oportunidade de escolha da futura profissão”, afirmou.

Serviço – As escolas estaduais de Presidente Prudente que possuem Grêmio Estudantil e têm interesse em participar do projeto podem entrar em contato para agendar palestras através do telefone 3903-0457 ou pelo e-mail: juventude@presidenteprudente.sp.gov.br. (Colaboração – Gabriel Lanza)

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação