A Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) e o Conselho Municipal de Planejamento promoveu, na noite dessa quarta-feira (27/04), a mesa redonda da revisão do Plano Diretor: Desafios e Perspectivas, que teve como objetivo debater o mesmo, e sua revisão, como instrumento de planejamento da cidade e melhoria da qualidade de vida da população.

“Mais uma fase do trabalho de revisão do Plano Diretor que é feito a mais de um ano, inclusive a Prefeitura disponibiliza no portal toda história do documento”, pontuou Laércio Alcântara, secretário da Seplan. Ele disse ainda que a iniciativa foi o primeiro trabalho do Conselho Municipal no sentido de fazer os debates para que “possamos melhorar, bem como aperfeiçoar e discutir a participação popular”.

De acordo com ele, o evento contou com participações da sociedade civil, comunidade acadêmica e munícipes. “Mais uma fase de debates que vem engrandecer o Plano, trazer melhorias e novas orientações no sentido de que o mesmo deixe de ser algo confuso à população para que ela possa entender e saber utilizar”, explicou.

Sobre a participação popular, Alcântara disse que houve algumas perguntas, entretanto afirmou que, em regra geral, “são as mesmas de todas as reuniões anteriores”. “Entre encontros técnicos e populares, a Prefeitura já contabiliza quase 150 na primeira fase de revisão do Plano Diretor. O Plano Diretor nada mais é que um documento de um conjunto de leis e trabalho pensando na cidade do futuro. O plano pensa no planejamento futuro no sentido de que a cidade sempre possa ter melhores educação e saúde e melhor qualidade de vida de uma forma geral, o que é o desafio de todas as cidades”, ressaltou.

O secretário afirmou ainda que haverá muitos outros debates e audiência públicas, uma vez que a pretensão da gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ é de enviar a revisão do Plano Diretor para aprovação da Câmara de Vereadores até o fim do primeiro semestre.