Das 13.093 notificações, 4.867 foram negativas para dengue; maior parte dos casos foi registrada entre janeiro e março

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) atualiza gradativamente, desde janeiro, o número de casos de dengue em Presidente Prudente. A atualização, segundo o órgão, ocorre de acordo com o recebimento dos exames laboratoriais confirmando o diagnóstico, sendo a confirmação laboratorial ou clínica-epidemiológica. Dessa forma, a VEM informa, nesta quinta-feira (28/04), que o total de registros positivos até o momento é de 8.226, bem como 4.867 negativos, uma vez que foram computadas e digitadas 13.093 notificações no sistema.

Detalhando mês a mês, a VEM informa que em janeiro foram registrados 2.233 casos, em fevereiro 3.127, em março 2.562 e em abril 304. “Nesse montante informado, os casos novos representam uma minoria”, pontua Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM, acrescentando a maior parte dos casos foi registrada nos três primeiros meses do ano e refere-se a paciente que já recebeu toda assistência médica.

Sobre a atualização no sistema, Vânia explica que em Prudente foram priorizados os serviços de assistência médica ao acometido com a doença, bem como as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue. Assim, ela cita que as iniciativas compreenderam em reforço na notificação do paciente, intensificação do BCC (Bloqueio do Controle de Criadouros) nos casos suspeitos, todo atendimento médico ao munícipe, “inclusive incrementado pelo Município com aumento no número de profissionais e no horário de atendimento com os ambulatórios específicos para dengue”, nebulização costal, bem como ambiental em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), mutirões, que ainda são promovidos na cidade, além de parceria com diversos segmentos, como igrejas, escolas, entre outros.