A partir deste sábado (30/04), das 8h às 17h, tem início em Presidente Prudente a 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. A previsão da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) é que 40% do total de doses da vacina, ou seja, cerca de 20 mil, cheguem ao município nesta quinta-feira (28).

Segundo informações do órgão, a partir deste sábado terá início a primeira etapa da campanha em 24 unidades de saúde, sendo UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família). Essa visa vacinar os idosos acima dos 60 anos, sendo que em Prudente esta população é estimada em 28.570 munícipes; as crianças de seis meses a menores de cinco anos, sendo 11.436 prudentinas; puérperas, sendo 328; e gestantes, sendo 1.994.

Já a partir do dia 9 de maio, terá início a segunda etapa da campanha para pessoas com doenças crônicas. Em Prudente, são mais de 7.770. “Essas pessoas têm que apresentar um documento, sendo uma solicitação médica, que comprove a patologia crônica que ela tem, sendo cardíacos crônicos, renais crônicos, diabéticos, entre outros”, explica Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM.

Conforme informações recebidas do Estado, Vânia diz que a partir do dia 2 de maio tem início a distribuição da segunda grade da vacina. Ainda segundo ela, o objetivo da Campanha de Vacinação Contra a Gripe é minimizar a ocorrência da doença, internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nos grupos que têm maior risco de evoluir com complicações.

A coordenadora da VEM orienta os munícipes que não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação e um documento com foto. Além disso, ela afirma que a dose da vacina será aplicada exclusivamente nas unidades de saúde que têm sala de vacinação.

Dessa forma, é válido afirmar que são 24 unidades. Essas ficam nos bairros: Jardim São Pedro (sendo UBS e ESF do bairro), Cohab, Jardim Belo Horizonte, Parque Cedral, Jardim Guanabara, Vila Nova Prudente, Parque Alvorada, Jardim Villa Real, Jardim Santana, Vila Marcondes, Parque São Judas Tadeu, Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Brasil Novo, Jardim Morada do Sol, Parque Primavera, Jardim Cambuci, Humberto Salvador, distritos de Montalvão, Floresta do Sul, Eneida e Ameliópolis, Centro de Referência do Idoso e UBS Central.