Os agentes municipais de Defesa Civil que integram a Brigada de Incêndio Municipal, composta por funcionários voluntários da Secretária Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav), Secretaria de Obras (Sosp), Secretaria de Administração (Secad) e Secretaria do Meio Ambiente (Semea), estão participando da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem.

O evento, promovido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, teve início ontem (26/04) e continua durante todo dia de hoje nas dependências do Terra Parque, no município de Pirapozinho.

A abertura contou com a ilustre presença do Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira secretário da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil Estadual, Major Andrius Amaral de Almeida, comandante regional de Defesa Civil (REDEC-I10), Ayrton Carlos Dias, da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Feiz Abbud, chefe de Gabinete e coordenador da Defesa Civil Municipal, prefeitos da região e diversas autoridades civis e militares.

Estão sendo abordados temas como “Operação Corta Fogo”, combate e prevenção de incêndios em cobertura vegetal, os danos causados por queimadas e incêndios no meio ambiente, destinação de recursos ao município via Defesa Civil e selo município Verde Azul, combate ao Aedes Aegypti, formação das brigadas e ações conjuntas com o Corpo de Bombeiros.

Durante a sua explanação, o palestrante do Corpo de Bombeiros, Tenente Claudio Aranda, citou o inefável apoio da Brigada da Defesa Civil Municipal de Presidente Prudente no feriado de 21 de abril, onde o município registrou diversos focos de incêndio no período da tarde, na ocasião todos os homens e viaturas do Corpo de Bombeiros já estavam empenhados e novas solicitações da população via fone 193 não paravam de surgir. Fato que levou ao acionamento da Brigada de Incêndio do Município que prontamente se dirigiu ao Posto Centro dos Bombeiros com o caminhão tanque e posteriormente realizou o combate aos incêndios despachados pelo COBOM – Centro de Operações do Corpo de Bombeiros.

Conforme o chefe de brigada, Renato Gouvea, o trabalho visa auxiliar a população em situações de anormalidades, primeiramente preservando a vida e posteriormente minimizando danos materiais e ao meio ambiente. “Defesa Civil somos todos nós, portanto é preciso sensibilizar a todos da necessidade que temos de mais voluntários para atuar junto a Defesa Civil, temos capacitado nosso pessoal para que atuem prontamente e com segurança, na prevenção e na resposta em situações de urgência e emergência”, salientou Gouvea.