O Governo de Presidente Prudente utiliza cada vez mais a tecnologia para facilitar o acesso à informação. Prova disso é que a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) disponibilizou um portal, cujo endereço eletrônico é o http://www.prudentedigital.com.br/notificacoes/, em que os prudentinos, e também os moradores de outras localidades, podem consultar todos os terrenos e imóveis que foram notificados e até mesmo autuados pela Coordenadoria de Fiscalização Urbanística da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação).

“Muitas vezes o proprietário do terreno não mora próximo ao local, ou nem mesmo na cidade, e não atualizou o endereço de correspondência na Prefeitura, ou seja, ele acaba não recebendo a notificação por essa falta de atualização no cadastro. Dessa forma, o portal servirá para que o proprietário consulte se há notificação no terreno ou no imóvel dele e evite que seja autuado, já que a partir da notificação, caso as irregularidades apontadas não sejam solucionadas, o proprietário é autuado”, destaca Rogério Alessi, secretário da Setec.

Para o titular da Seplan, Laércio Alcântara, o trabalho em conjunto com a Setec serve para que o cidadão possa acompanhar pela internet, “por ser uma maneira prática e fácil”, o serviço executado pela pasta. “Mais um trabalho da administração do prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] que quando assumiu o Governo em 2009 disse que teríamos que ter criatividade e melhorarmos a informação à população. Assim, o que sai em atos oficiais também sai no portal, ou seja, todo mundo tem a oportunidade de saber como está o imóvel”, pontua.

É válido afirmar que no portal ‘Prudente Digital’, que logo deverá oferecer demais serviços, tem 2.984 apontamentos, entre notificações e multas, somente deste ano. Esses se referem aos diversos bairros da cidade, inclusive a condomínios fechados. “São 23 mil terrenos baldios e 110 mil construções que a Prefeitura acompanha. Fazemos notificações em tudo que compete a Seplan, pois temos que cuidar da parte urbanística da cidade como um todo”, ressalta.

Por fim, sobre o serviço oferecido no portal, Alcântara afirma que diminui custos da Prefeitura, bem como facilita a comunicação do Governo Municipal com o cidadão. “É algo que não fica restrito ao horário de expediente. E esse é o desafio da Administração Pública”, encerra.