Presidente Prudente recebeu, neste sábado (13/02), uma mesa-redonda para tratar sobre o Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus. O evento, promovido no campus da Unesp (Universidade Estadual Paulista), foi organizado pela própria universidade em conjunto com o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e integra o Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes.

O promotor de Justiça, Mário Coimbra, que participou da iniciativa, afirmou que a população tem que colaborar, mas que o papel do Ministério Público também é cobrar os gestores por ações exitosas. “Se todos não olharem o quintal todos os dias para ver se há recipiente com água parada, calha, caixa d’água, ralos, teremos ali focos do Aedes. Todos os focos, ainda mais em uma área epidêmica, geram nocividades e ameaças à vida. Muitas vidas perecerão”, destacou.

Já o presidente do Capes, Carlos Afonso Nobre, reafirmou que os governos Federal, Estadual e Municipal promovem uma série de atividades em todo país, principalmente em 115 cidades brasileiras onde a epidemia de dengue já supera os 100 casos para 100 mil habitantes, “que é o caso da região de Prudente”.

“Organizamos uma discussão mais científica do conhecimento sobre o que fazer, o que conhecemos, o porquê desta epidemia nesta época e o que a ciência pode avançar em várias frentes, tanto no sentido de um dia termos uma vacina quanto na ligação eventual do vírus zika com várias doenças neurológicas e a microcefalia. Aproveitaremos o Dia Nacional e nos juntaremos a uma série de atividades que a Prefeitura conduz no sentido de conscientizar a população a eliminar os criadouros do mosquito, pois essa é a medida emergencial mais importante do momento”, afirmou.

Nobre disse ainda que normalmente em todos os anos os casos de dengue aumentam até abril na região sudeste e o aumento no número de casos reportados é esperado. “Se cada pessoa em sua residência gastar 15 minutos eliminando os criadouros, os casos de dengue vão estagnar muito rapidamente”, salientou.

Mutirão – Ainda alusivo a data, a VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) realiza, até às 17h deste sábado, o mutirão de combate ao Aedes na área 2 de Prudente. Logo nas primeiras horas de realização, o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o vice-presidente do Capes, Arlindo Philippi Júnior acompanharam o trabalho. Vale lembrar que a ação da VEM conta com parceria da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

No mutirão, estiveram presentes ainda o vice-prefeito Marcos Vinha, o chefe de Gabinete, Feiz Abbud, a coordenadora e a educadora de Saúde da VEM, Vânia Maria Alves Silva e Elaine Bertacco, respectivamente, a titular e a secretária-adjunta da Assistência Social, Regina Penati e Maria Helena Veiga Silvestre, e os vereadores Ênio Perrone e Ivan Júnior.

Já da mesa-redonda, além dos citados, participaram diversas representatividades de universidades e ligadas à saúde, entre elas a secretária-adjunta da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Silvia Alves Dutra de Souza, além de secretários municipais e vereadores.