A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirma, nesta sexta-feira (12/02), outros 338 casos positivos de dengue em Presidente Prudente. Com isso, a cidade registra 2.004 catalogações positivas. Segundo o órgão, há ainda 584 exames aguardando resultados e outras 2.958 notificações.

Paralelo aos casos, a VEM divulga os novos IB (Índice Breteau) e IIP (Índice de Infestação Predial) de Prudente. O primeiro foi avaliado em 6,6, enquanto que o segundo em 5,2. Vale lembrar que a situação no município é de surto, já que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o IB menor que um é tolerável, entre 1 a 3,9 situação de alerta e superior a 4 risco de surto.

Segundo informações do órgão, para realizar o levantamento do IB e IIP foram trabalhados 4.477 imóveis, o que equivale a mais de 600 residências por áreas de Prudente, isso levando em consideração que a VEM divide o município em sete áreas. Vale recordar que, se comparado ao mesmo período de 2015, o IB deste ano é superior em 1,3 e o IIP em 1, uma vez que no ano passado os índices foram apontados em 5,3 e 4,2, respectivamente.

Em relação às áreas, a 1 é a que tem os maiores índices, sendo o IB em 14,1 e o IIP em 10,8. Esta é compreendida por bairros como: Monte Carlo, Prudentino, Mario Amato, Shiraiwa, Vale do Sol, Villa Real, Girassóis, Alto da Boa Vista, Higienópolis, Damhas, entre outros. Na contramão, aparece a área 3 com os menores índices, sendo IB em 2,5 e IIP em 2,2. Os bairros desta são: Jardim das Rosas, Central Park, Icaraí, Morumbi, Cinquentenário, Cerejeiras, Bela Daria, Bongiovani, Industrial e Vila Formosa.

Em ordem decrescente, aparece a área 5 com IB em 7,3 e IIP em 5,5. Os bairros que compõem essa são: Bosque, Centro, Maristela, jardins Aviação, Estoril, Paulista, Parque São Judas Tadeu, entre outros. Na sequência consta a área 6 com IB em 6,8 e IIP em 5,0. Os bairros desta são: Maré Mansa, Novo Bongiovani, Maracanã, Eldorado, São Mateus, São Lucas, Vitória Régia, Jardim Iguaçu, entre outros.

Já as áreas 2 e 4 tem IB avaliado igualmente em 6,1. Entretanto, a primeira citada tem IIP em 5,0 enquanto que a segunda em 4,9. A área 2 é composta por bairros como o Residencial Green Ville, Funada, Vale Verde, Servantes, Ouro Verde, Jequitibás, Everest, Cohab e outros; e a 4 pela Vila Furquim, Itapura I e II, Sumaré, Residencial Itapuã, Parque Alvorada, Brasília, Planalto, Santa Mônica, entre outros.

Por fim, a área 7 tem IB avaliado em 3,0 e IIP em 2,6. Esta é compreendida por bairros como Augusto de Paula, Brasil Novo, Francisco Belo Galindo, Jardim Morada do Sol, Vila Operária e Vale das Parreiras.