Desde a noite desse sábado (06/02) e até a madrugada deste domingo (7), o Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, que geralmente é palco de shows sertanejos e montaria, pelo segundo ano consecutivo deu espaço a maior festa popular brasileira, o Carnaval. No local, conforme informações da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), cerca de 4 mil pessoas prestigiaram o desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos de Presidente Prudente.

“Atingiu nossas expectativas após um ano de muito trabalho. Um público maravilhoso. Tudo ocorreu com muita segurança e dentro do que o prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] tem nos colocado a fazer, que é explorar a região, conseguimos atingir os objetivos. E Prudente é uma das poucas cidades do interior que ainda cultivam a festa”, declarou Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande, secretário de Turismo.

Assim como Casagrande, o chefe do Executivo também comemorou a realização do desfile. Para ele, é o resgate a promoção do evento é o resgate de uma história. “É uma festa à população, por isso é de suma importância que as pessoas compareçam. É uma festa popular onde todos podem expressar o amor ao carnaval, não poderíamos deixar de fazer a nossa parte enquanto poder público. O povo prudentino é especial”, elogiou.

Desfile – A Banda ‘Leva Eu’ foi responsável por animar o início da noite e também os intervalos entre a entrada de uma agremiação e outra. Já Ariane de Oliveira e Alexandre Silva, Rainha do Carnaval e Rei Momo, respectivamente, abriram o desfile das escolas de samba e dos blocos carnavalescos.

Em relação ao desfile, com as cores preta, azul, vermelha e branca, o Bloco I Música Grêmio Recreativo e Cultural Renascer da Operária deu início a grande festa. Em sua passagem pela avenida do samba, os 100 integrantes passaram com os quatro carros alegóricos entoando o samba-enredo ‘Os Sete Orixás’. Na sequência, foi a vez do Bloco Acadêmicos do Sereno. Com as cores azul, vermelha e amarela, os 70 componentes passaram pela avenida, juntamente aos três carros alegóricos, cantando o samba-enredo ‘A noite tudo transforma’.

Após a passagem dos blocos, os presentes no Recinto de Exposições ouviram o grito “Alô Presidente Prudente”. Foi assim que a o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Independentes da Zona Leste entrou na avenida e deu início ao desfile das escolas de samba. Com o enredo ‘Lendas, Contos e Costumes – Isto é Brasil’, os 300 componentes, os quatro carros alegóricos e um tripé, fizeram predominar na avenida as cores azul, branca e amarela.

Em seguida, o Grêmio Escola de Samba Mocidade Independente da Real Grandeza deu vida ao samba-enredo ‘Natureza: Razão de Viver’. Os mais de 300 componentes se dividiram entre os passistas e os três carros alegóricos. Já o Grêmio Cultural Escola de Samba Se Sair é Milagre contou com 200 integrantes e três carros alegóricos. Deixando a avenida verde, rosa e branca, a escola entoou o samba enredo ‘Sol, Paz e Muita Prosperidade: É Natal’.

Já a o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Quem Vier ficou responsável por encerrar a folia. Com 150 componentes e três carros alegóricos, a escola de samba deixou a avenida amarela, vermelha, laranja e branca e mostrou toda animação com o enredo ‘Amor, Paixão e Sedução’.

É válido afirmar que a apuração dos votos será realizada nesta quarta-feira (10), às 20h, no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) da zona leste. O júri responsável por avaliar as agremiações foi composto por Pona Amaral, jornalista; Marcelo Alexandre, carnavalesco; Aparecido Pereira Brito, músico; Sérgio Alan, professor de música e mestre de bateria; e José Brito de Souza, secretário de eventos de Regente.