“Mais conforto, melhor qualidade, sistema diferenciado, tempo ideal de espera e viagem e preço justo”. Com essas palavras o titular da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo Bosquet, definiu o edital de concorrência do transporte público de Presidente Prudente, que foi assinado na manhã desta sexta-feira (05/02), pelo prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, e será publicado em atos oficiais de jornais de circulação nacional atendendo a lei de licitações.

Durante o lançamento do edital, que tem valor total de R$ 450 milhões, Bosquet explicou que a tarifa referência é de R$ 3,28 e que vencerá a concorrência pública a empresa que oferecer a menor tarifa e atender a todos os critérios do documento. Caso haja empate, a outorga de R$ 3 milhões será o critério de desempate.

É válido afirmar que os envelopes com as propostas serão abertos no dia 16 de março e, caso não haja recurso, deverá ser outorgado em até 90 dias. Após isso, a empresa vencedora terá até 90 dias para assumir a concessão do serviço. O contrato com a mesma será de 10 anos podendo ser renovado por mais 10.

O titular da pasta explicou também que hoje Prudente conta com o sistema radial, com linhas que circulam do bairro ao centro e vice-versa. Já o novo sistema, segundo ele, será troncal, ou seja, os ônibus coletores farão interligação por meio de estações nas zonas central, norte, sul, leste e oeste. Além disso, haverá ônibus articulado, chamado de troncal, com capacidade para 120 pessoas, entre os terminais norte e sul, bem com leste oeste. Esses deverão conter ar-condicionado.

“Vamos minimizar a circulação na malha viária central, pois apenas 27% das pessoas querem vir ao centro e 82% dos ônibus passam pelo centro”, informou Bosquet, acrescentando que além das linhas citadas, haverá ainda as interbairros, que serão específicas em razão da alta demanda; alimentadoras, que seguirão do bairro à estação; e especiais, que serão as linhas do bairro Aeroporto, dos distritos Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão, bem como da Penitenciária ‘Wellington Rodrigo Segura’.

Vale afirmar ainda que os ônibus serão diferenciados por cores. O azul será referente à zona norte, enquanto que o verde a oeste, o vermelho a leste e o amarelo a sul. Os demais serão de cor branca. “Ou seja, se o munícipe entrar em um ônibus verde, ele saberá que vai parar na estação oeste. Isso melhorará muito, até mesmo para que tem dificuldade em tomar um ônibus sozinho. Mais que isso, o munícipe conseguirá cruzar a cidade em 30 minutos”, explanou.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo parabenizou a Semav e a empresa Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia S/S pelo trabalho realizado, e afirmou que a mudança do transporte coletivo era uma das metas do Governo. “A ideia é oferecer um transporte de qualidade à população. Tivemos o privilégio de conjuntamente a abertura da licitação estarmos executando o [Programa] de Mobilidade Urbana, ou seja, é uma ação de governo que se encaixa a um projeto de infraestrutura já em andamento, com transposições de fundos de vales, abertura de novas ruas, os terminais, enfim”, ressaltou.

O prefeito afirmou ainda que no novo projeto do transporte coletivo serão oferecidos incentivos para que as pessoas utilizem cada vez menos o veículo individual, como melhor qualidade no transporte público, além de 15 quilômetros (km) de ciclovia, “incentivando o ciclista”. “Temos que oferecer algo atrativo à população. Se observamos os veículos, muitos estão somente com o motorista. Muitas vezes essa pessoa poderia se abdicar do seu veículo para andar no transporte [público], mas ela precisa de um atrativo, algo diferenciado, e é isso que lançamos hoje”, frisou.

Mais melhorias – Ainda durante o lançamento do edital de concorrência pública do transporte coletivo, Bosquet informou que os ônibus terão GPS e que o controle das linhas será feito pela Semav. “A partir disso, será possível desenvolver um sistema onde pelo celular a pessoa saberá quanto tempo o ônibus levará para chegar ao seu local, quanto tempo ainda irá esperar pelo mesmo ou se ele já até passou”, expôs.

Bosquet disse também que o sistema de bilhete eletrônico será controlado pela biometria facial. “Ou seja, a face terá que coincidir com o nome do cadastrado, evitando que uma pessoa com gratuidade o benefício passe à outra pessoa. Caso empreste, o mesmo será bloqueado e o dono terá que ir à Central Operacional, podendo ser advertida e ter o benefício suspenso”, informou.

Sobre os terminais citados, o da zona sul ficará localizado no bairro São João; o da norte no Brasil Novo; o da oeste na Rodovia Arthur Boigues Filho, próximo ao Sindicato dos Bancários; e o da leste na Avenida Tancredo Neves. Nesta última localidade, o terminal urbano já existente passará por reestruturação.