O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ e o vice-prefeito Marcos Vinha, acompanharam na manhã desta quinta-feira (04/02), no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, a apresentação de proposta de Plano de Controle de Erosão Rural do Município, através da empresa Ecos Bio Projetos Agroindustriais e Ambientais, vencedora de licitação.

Integraram a apresentação, os secretários municipais de Meio Ambiente, Wilson Portella, de Assuntos Viários, Oswaldo Bosquet e de Tecnologia, Rogério Marcos Alessi, vereador José Geraldo de Souza, além de integrantes, funcionários da Secretaria do Meio Ambiente, da Cati e demais interessados.

De acordo Merlyn Mércia Oliani, gestora de projetos da Ecos Bio, o trabalho desenvolvido detalha todos os aspectos do solo do município. “O grande foco é a erosão rural, então foram levantados todos aspectos que estão causando esse problema em Prudente. Há predominância muito grande de uma erosão inicial ou em sulco que é silenciosa, avança rapidamente se não houver um manejo adequado do solo”, avalia.

A empresa propôs no plano, soluções para alguns dos problemas de erosão encontrados no meio, definindo diretrizes pontuais de controle e prioridades de ações, medidas e recomendações preventivas para conter o surgimento de novas erosões e assoreamento dos rios, o que, geralmente altera o fluxo dos rios e a quantidade de água.

Segundo o secretário Portella, os resultados apontados nos mapas será o embasamento a ser utilizado como ferramentas de gestão para solucionar os problemas. “Iniciaremos então um processo de captação de recursos para o combate à erosão. É pré-requisito ter o plano para conseguir recursos junto ao Comitê de Bacias para fazer o combate à erosão de forma organizada”, pontua.

Por sua vez, o chefe do Executivo afirmou que o material apresentado amplia a capacidade do governo agir e serve de embasamento para ações de outras secretarias.

Através do diagnóstico apresentado, será possível a elaboração de um Plano Diretor, com participação da comunidade local, tornando-se uma ferramenta de planejamento para que decisões sejam tomadas com o menor impacto ambiental possível, buscando o desenvolvimento rural sustentável.