O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ inaugurou, nesta sexta-feira (22/01), em Presidente Prudente, a primeira Uadaf (Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar) do Estado de São Paulo. Durante o ato, foram entregues ainda 30 barracas que serão utilizadas na ‘Feira da Lua’, além de veículo e equipamentos à Uadaf. “Essas entregas simbolizam o espírito de união, a somatória de esforços do que podemos fazer na vida das pessoas”, disse Tupã.

Durante o ato, a titular da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Regina Helena Penati, definiu a inauguração da Uadaf como mais um degrau no trabalho de fortalecimento de agricultura familiar e na garantia de que as pessoas “não tenham fome”. “Essa é uma das grandes bandeiras vinculadas a essa ação. Um orgulho Prudente ser a primeira do Estado. Isso é resultado de um esforço conjunto”, ressaltou.

Segundo Regina, enquanto SAS, a grande ação tem relação com o trabalho que a agricultura familiar tem feito em Prudente para que chegue mais alimento à mesa das famílias, “ajudando a superar a condição de fome”.

Ao fazer uso da palavra, o responsável pela Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Aristeu Penalva, afirmou que o prefeito investiu muito na agricultura familiar, tornando o Governo Municipal parceiro dos pequenos produtores.

“Feira da Lua, Patrulha Agrícola, prédio da Uadaf, Melhor Caminho, enfim. São investimentos grandes que contemplam Prudente e região, já que a Uadaf e a Feira da Lua podem ser utilizadas por associações de cidades vizinhas. Agradeço o empenho de todos que estiveram envolvidos”, enalteceu Penalva.

O representante da classe produtora rural, Marcos Querubim, reafirmou os investimentos citados por Penalva e definiu a Uadaf como algo de extrema importância. “Só temos a agradecer ao prefeito e a toda sua equipe. A Uadaf respingará prosperidade em várias cidades. Todo mundo precisa comer e viver, e o produtor rural precisa viver bem devido as suas condições de trabalho. Temos a agradecer por todos os projetos”, exaltou.

Já o vereador Natanael Gonzaga, que falou em nome da Câmara, disse estar feliz em participar do ato e parabenizou o prefeito e todos os envolvidos. Na sequência, o vice-prefeito Marcos Vinha definiu o ato como mais um compromisso cumprido do Governo. “O sucesso deste Governo é resultante de ouvir as pessoas e trabalhar junto aos governos Estadual e Federal, o que reflete nos índices alcançados”, frisou.

Ao fazer uso da palavra, o prefeito reafirmou que grande parte do sucesso de uma Administração é a equipe e desta maneira parabenizou a todos que estiveram envolvidos na Uadaf. Além dos funcionários, agradeceu também aos parceiros e enalteceu o trabalho dos produtores rurais. “Não adiantaria termos nada se não tivéssemos quem produz. Temos terras férteis, mas temos que acreditar no produtor e agradecer a quem se dedica a produzir o alimento”, pontuou.

O chefe do Executivo afirmou ainda que até o fim do mandato o Governo será parceiro dos produtos rurais. “Precisamos dar condições para que possam produzir e escoar essa produção para chegar à mesa do brasileiro. Fica nosso respeito e gratidão a quem produz o alimento do brasileiro, pois nada aconteceria se não existissem vocês. Que possamos dar valor a quem produz e gera a economia do país”, concluiu.

Uadaf – Vale lembrar que para construção e aquisição de equipamentos para Uadaf em Prudente, que tem 259,44m², foram investidos mais de R$ 700 mil, sendo R$ 434.588,30 de recursos do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), e outros R$ 269.290,71 de contrapartida municipal.

Além dos já citados, estiveram presentes secretários municipais, os vereadores Aparecido Manoel de Mendonça, Demerson Dias, Elza Alves Pereira, Ivan Itamar da Silva, Izaque Silva e José Geraldo de Souza, o professor Sérgio Magaldi e demais convidados.

Serviço – A Uadaf fica na Rua Augusto Grotto da Silva, 199, no Jardim Cambuy, ao lado do prédio da Coordenadoria Municipal de Alimentação Escolar.