O Dia Mundial da Luta contra a Aids celebrado nesta quarta-feira (1º/12) foi lembrado com ações na área da saúde promovidas pelo Programa DST/Aids durante todo o dia na Praça 9 de Julho, marcando o encerramento da campanha ‘Fique Sabendo’.

No local, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa DST/Aids, forneceu gratuitamente testes rápidos para detectar o vírus HIV e realizou a distribuição de preservativos e panfletos informativos.

De acordo com Jefferson Saviolo, coordenador do Programa DST/Aids, a intenção em fornecer o teste rápido à população é o diagnostico precoce para que o acometido com a doença tenha mais perspectiva de vida. Caso o resultado seja positivo, o paciente é encaminhado ao Programa Municipal, passará por consulta com médico infectologista e realizará novos exames gratuitamente, com descrição e sigilo necessários.

Além das ações externas realizadas durante todo o ano, Saviolo lembra que os testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Prudente e no Programa DST/Aids.