O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ inaugurará, às 8h30 desta terça-feira (1°/12), a primeira Residência Terapêutica de Presidente Prudente. Esta, que é localizada na Rua Manoel de Jesus Rodrigues, 247, no Residencial Universitário, tem 192,96 metros quadrados (m²) e terá vaga para atender 10 mulheres, sendo a referência de tratamento das mesmas o Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) Transtorno, do Jardim Maracanã.

De acordo com a coordenadora técnica do Caps, Marly Fernandes dos Santos, as 10 pacientes serão tiradas do Hospital Psiquiátrico São João, que deverá encerrar as atividades em Prudente. “São quatro residências, esta é a primeira. Já começamos a fazer o trabalho de ressocialização com as 10 mulheres”, pontua.

Marly diz também que ainda no Jardim Universitário será inaugurada outra que atenderá a ala masculina e que as demais residências ficam no Cambuy e próxima da Santa Casa de Misericórdia.

É válido afirmar que este será o primeiro equipamento público de saúde cujos funcionários serão contratados pelo Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista). Segundo Marly, cada casa contará com oito cuidadores, que trabalharão no esquema 12h por 36h, sempre das 7h às 19h e das 19h às 7h, já que o local funcionará 24h. Além desses, haverá um coordenador psicólogo que será responsável pelas residências.