O Movimento Internacional Novembro Azul se aproxima do fim. Desta forma, o Governo Municipal realizou ontem (26/11), em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família), o ‘Dia D’ da iniciativa.

Conforme informa a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foram mais de mil consultas médicas e mais de mil testes rápidos realizados para HIV e Sífilis. Sobre o montante de solicitações para exame PSA (Antígeno Prostático Específico) não há números exatos.

“Para todos os munícipes que tinham mais de 40 anos e não haviam feito o exame no último ano foi pedido. Houve exceções também [para homens com menos de 40 anos] no caso de risco elevado para câncer ou por haver registros da doença na família”, relata Priscila de Oliveira Azevedo, enfermeira da Sesau.

Sobre o horário de atendimentos nas unidades, que foi das 17h às 22h, Priscila conta que foi proveitoso. “Não optamos pelo sábado, porque muitos trabalham neste dia. Por ter sido um dia chuvoso, ficamos felizes com os números. Esperamos aumentar para o próximo ano, pois sempre dá para melhorar”, pontua.

A enfermeira diz ainda que a primeira causa de maior mortalidade do homem é externa, como acidentes. A segunda é doença circulatória, como infarto, AVC, e demais. E a terceira é a neoplasia, que é o câncer.

“Ou seja, os homens puderam aferir a pressão e verificar o índice glicêmico, que são ações conta a segunda causa de maior mortalidade, bem como tiveram dicas para uma vida mais saudável”, frisa, acrescentando que na terceira causa de maior mortalidade o mais frequente é o câncer de pulmão e o segundo é o de próstata. “Por isso foi pedido o PSA. Em situações necessárias houve encaminhamentos para urologista ou proctologista. Muitos homens nunca haviam passado por consulta. Foi uma oportunidade importante”, conclui.