Na noite de ontem (25), 32 crianças foram premiadas no encerramento do Projeto “O Imparcial na Escola” no Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente (Ceforppe). Esta é a terceira edição do concurso de desenho, mas a parceria entre o jornal e a secretaria municipal de Educação (Seduc) desde 2010.

Naquele ano, foi firmada uma parceria com a rede pública municipal de ensino, que consistia na doação de jornais às escolas e encontros de formação com os professores. Em 2011 e 2012, houve a formação inicial de todos os professores e gestores do ensino fundamental. A segunda fase do projeto também se iniciou neste período, com a visibilidade, onde as escolas publicaram matérias durante o ano no periódico.

De lá para cá, a parceria só cresceu como destacou o diretor executivo do jornal O Imparcial, Leandro Nigre. “Essa parceria já se estende há cinco anos. Esta é a terceira edição do concurso de desenho e estamos cada vez mais fortalecidos, tentando trazer um pouco mais de novidade para o programa socioeducativo O Imparcial na Escola. Sem a parceria da Seduc seria impossível colocarmos em prática a nossa ideia”, completou.

Para dar início as premiações, as alunas da oficina de dança do Programa Cidadescola da EM Vilma Alvarez Gonçalves fizeram uma apresentação inspirada no musical Frozen. Para compor a mesa de autoridades estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, o diretor executivo do jornal O Imparcial, Leandro Nigre e os parceiros do projeto Paulo Oliveira da Art Gesso São Francisco e o gerente comercial do Terra Parque Eco Resort, Luciano Gracioso.

O tema do concurso este ano foi ‘Brincadeira de Criança’, e os critérios avaliados foram a plástica, a criatividade e a coerência com o tema. “A gente pensou em um tema que tivesse algo incorporado na cultura, que as crianças pudessem falar do dia a dia delas. Queríamos uma resposta do que elas estão brincando hoje. O resultado foi muito positivo, vimos que as brincadeiras que nós imaginávamos não existir mais as crianças colocaram no papel, algumas fizeram um contra ponto de abandonar a tecnologia e fazer brincadeiras como a amarelinha, o futebol e brincar de boneca. Os desenhos vieram com boa qualidade, a criançada caprichou”, explicou Nigre.

Dos 32 desenhos selecionados, nove se destacaram e receberam prêmios como certificado de participação, o quadro com seu desenho emoldurado, um kit de pintura da Art Gesso São Francisco e um voucher de day use para o Terra Parque Eco Resort com direito a um acompanhante. Os professores dos nove alunos classificados também foram premiados.