A ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Distrito de Floresta do Sul, juntamente com o Nasf (Núcleo de Apoio da Saúde da Família), realizou uma ação de saúde com os alunos da Escola Municipal Pioneiro Alberto Bernardes Sotelo. Na unidade, no final da tarde de ontem (19/11), foram promovidas orientações sobre prevenção à criação do mosquito da dengue com a enfermeira gerente da ESF local, Vivian Trondoli.

Ainda durante a ação, a fonoaudióloga do Nasf, Cely Chaves, enfatizou os malefícios que a sucção de chupeta e dedo causam para a fala e arcada dentária, ilustrando através de figuras de casos reais. Após as orientações, a profissional realizou oficina de canto.

Em alusão a Semana Municipal de Redução ao Consumo de Açúcar, o nutricionista do Nasf, Raphael Bongiovani, realizou orientação aos escolares sobre alimentação saudável.

Na finalização do evento, o educador físico do Nasf, Alex Figueiras, orientou sobre a importância da prática de atividade física, enfatizando os esportes que integram as Olimpíadas. Como experimentação, aplicou a prova de velocidade que faz parte da modalidade Atletismo.

“Infelizmente, devido a vários fatores, a cultura esportiva das crianças e do brasileiro em geral é o futebol. Assim, nós, enquanto agentes formadores de opinião, temos a obrigação de tentar mudar esse quadro e mostrar que a cultura desportiva vai muito além de uma bola, um gol e milhões de reais. E também que o maior prazer está contido no desafio dos limites do corpo humano, como o correr, o pular e o saltar”, concluiu Filgueiras.