Os alunos da Rede Municipal de Educação que frequentam a Oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania do Programa de Educação Integral Cidadescola, estão participando neste mês de novembro de visitas monitoradas ao 14º Grupamento de Bombeiros e Base de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, conhecida como base do Helicóptero Águia.

A oficina é mantida em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública e visa conscientizar as crianças sobre as responsabilidades de todos para um trânsito mais seguro, promovendo o exercício da cidadania. Estão participando os alunos das escolas municipais Catarina Martins Artero, Rui Carlos Vieira Berbert e Maria do Socorro Brito de Almeida, juntamente com a professora da oficina Nilza Bina, na oportunidade estão conhecendo de perto as atividades realizadas pela equipe do Águia da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O pedagogo da Semav, Renato Gouvea enfatiza que as visitas monitoradas, têm o objetivo de propiciar aos alunos conhecer o inefável serviço prestado a população pela instituição Polícia Militar, da qual fazem parte também os Bombeiros. Com esse conhecimento os alunos terão uma noção de como proceder em acidentes de trânsito e demais situações de emergência.

O secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo de Oliveira Bosquet, lembra que a Educação no Trânsito é prevista no Código de Trânsito Brasileiro, portanto, nosso objetivo é levar essas ações educativas para o maior número de crianças. “Com esse intuito também estaremos realizando nos meses de novembro e dezembro as formaturas do Programa ‘Se Essa Rua Fosse Minha’ nas escolas municipais”. Na ocasião, os alunos vão receber um certificado de conclusão do Programa, onde ele assume o compromisso de ser um cidadão consciente e responsável pela paz no trânsito e preservação da vida.