Conforme Decreto n° 25.673/2015, no final dessa semana acontece a 6ª Conferência Municipal de Saúde, marcada para os dias 12 e 13 de junho, no auditório Azaléia (Bloco B3), no Campus II da Unoeste. O evento é realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

De acordo com o presidente do conselho, Valdinei Wanderley da Silva, o evento tem como objetivo o debate para garantir a saúde como direito humano, sua universalidade, integralidade e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS), com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais.

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro", a 6ª Conferência corresponde à etapa municipal da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que corresponde à etapa estadual da 15ª Conferência Nacional de Saúde, regida pela Resolução n° 500.

Serão dois dias de discussão para reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, bem como mobilizar e estabelecer diálogos para fortalecer a participação e o controle da sociedade brasileira, de acordo com os seguintes eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado;

Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A abertura oficial do evento será às 18 horas, com composição da mesa de abertura. Em seguida, haverá a palestra do promotor Mario Coimbra, com o tema: ‘Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro’. Em seguida, será feita a leitura do Regimento.

No sábado, (13/06), as discussões são retomadas com trabalho em grupos de acordo com os eixos temáticos. A partir das 13h30, acontece a Plenária para aprovação das propostas, com encerramento por volta das 17h30.

Segundo Silva, a estimativa é de que 250 pessoas participem dos dois dias da Conferência Municipal de Saúde.

Serviço: Hoje (08/06) é o último dia para inscrição do evento. Os interessados devem comparecer no Conselho Municipal de Saúde até as 17h. Nos dias do evento, serão servidas refeições aos participantes.