Objetivo da iniciativa é promover desenvolvimento e crescimento da região de forma organizada

Na manhã desta sexta-feira (08/08), o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ participou, em Regente Feijó, do lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional e Local para os municípios do Pontal do Paranapanema (PDEPP). A iniciativa, além de Presidente Prudente, inclui outras 31 cidades do Oeste Paulista e foi lançada pelo prefeito de Regente Feijó e presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), Marco Rocha. O ato contou também com a presença de demais chefes do Executivo dos municípios que integram o Pontal, e demais autoridades.

De acordo com Tupã, este é o “pontapé” que a região precisa. “Sempre falamos muito que a região precisa de um tratamento diferenciado. Mas nunca foram apresentados projetos sobre o que queremos. Então hoje, é o pontapé e o diagnostico do que precisamos. Quero parabeninzá-lo pela iniciativa e pelo projeto”, disse, enaltecendo o trabalho de Rocha a frente da Unipontal.

O chefe do Executivo de Prudente disse ainda que agora todos têm que ser ouvidos, entre prefeitos, secretários, representantes de entidades e a população. “Que possamos fazer deste plano um divisor de águas. Sabemos que precisamos de um tratamento diferenciado e com um projeto dessa dimensão fica mais fácil”, destacou.

Já o presidente da Unipontal informou que o PDEPP será executado pela empresa Geo Brasilis e que esta é uma ação inédita da União dos Municípios. “O plano é um sonho de longa data de todas lideranças. Queríamos algo feito por uma equipe profissional que viesse ao encontro das demandas existentes, e este plano facilitará as propostas junto aos governos estadual e federal. Além disso, temos a certeza que o mesmo dará um norte as lideranças políticas de como trabalhar com mais consistência, para executarmos projetos mais direcionados”, explicou.

O diretor da Geo Brasilis, José Roberto dos Santos, disse que ao aglutinar várias lideranças numa mesma iniciativa é o sucesso é mais garantido. “O nosso objetivo será integrar e articular toda disposição existente entre os municípios. Além disso, organizar um material que possa atrair recursos públicos e também iniciativas privadas. Diante deste propósito, os municípios receberão visitas para termos conhecimento sobre as iniciativas que julgam necessárias para o desenvolvimento”, revelou, informando que em janeiro ou fevereiro de 2015 um novo encontro deve ser realizado para apresentação do plano completo.

PDEPP – O Plano de Desenvolvimento Regional e Local para os municípios do Pontal do Paranapanema, segundo informativo, é viabilizado com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), e marca a iniciativa inédita da Unipontal e do Governo do Estado de São Paulo frente a promoção do desenvolvimento do pontal. Diz ainda, que o PDEPP analisará todos os projetos já existentes e os em andamento. Além disso, pontua que com apoio dos 32 municípios irá identificar novas oportunidades de negócios e mapeará recomendações que estimulem geração de emprego, renda e novos investimentos para região, bem como elaborará projetos estruturantes para orientar e apoiar o crescimento de forma organizada.