Os membros do Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e Leishmaniose Visceral em Presidente Prudente estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (4/02) no Parque Alexandre, para conferir in loco a situação do bairro, que desde o início deste ano já contabilizou sete casos positivos de dengue. No total, foram contabilizados até momento 11 casos de dengue, além do Alexandrina, outros foram detectados nos bairros Cambuci, Brasil Novo e Jardim Planalto. A intenção do grupo é de organizar um mutirão de recolhe de entulhos no bairro.

A visita foi realizada pelo presidente do Comitê, Carlos Rocha Santana e o secretário, Geraldo Gomes. Os membros estiveram acompanhados da educadora de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco e a presidente da Associação de Moradores. O comitê ainda tem como vice-presidente o vereador Demerson Dias.

Durante a visita ao Parque Alexandrina, a educadora da VEM realizou a distribuição de panfletos e cartazes com orientações sobre o controle da dengue. O material será colocado em locais de movimentação no bairro. Conforme o presidente do Comitê, Carlos Rocha Santana, com a visita ao bairro, a intenção agora é de organizar as primeiras ações para controle da dengue. Segundo ele, a primeira reunião com os representantes do Comitê , bem como da Associação de Moradores ficou confirmado para esta quarta-feira (5/02) às 10h no Conselho da Associação de Bairros, que fica embaixo do Viaduto Tannel Abbud.

Segundo o presidente do Comitê, o próximo passo é de reunir os representantes das secretarias municipais para organizar o mutirão e as ações de controle a dengue. Para o presidente do Comitê, a visita ao Parque Alexandrina teve como objetivo conferir de perto a situação do bairro e para planejar as ações, que serão desenvolvidas no local. Segundo ele, a intenção é de organizar um mutirão de limpeza de terrenos e recolhe de entulhos das casas. A expectativa é que para a realização do mutirão seja firmada uma parceria entre Prefeitura através do envolvimento das secretarias municipais e a Associação de Moradores.

De acordo com educadora de saúde da VEM, neste primeiro momento foi feito o levantamento dos problemas do bairro, que podem ter ocasionado o número elevado de casos de dengue, como recipientes e entulhos com acúmulo de água nos quintais. Com base nas informações será elaborado um relatório, para desenvolver as ações de controle da dengue no bairro.