O prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ entregou, na tarde desta quinta-feira (12/12), no Gabinete do Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’, o certificado de conclusão aos 20 jovens que participaram do Projeto Agente Jovem Ambiental. “A vida é sempre um desafio e temos que ter sempre persistência para encará-la. Vocês são exemplos”, destacou o Executivo ao fazer uso da palavra.

Tupã disse ainda que vê positivamente o fato dos jovens se interessarem pelo estudo. “Ainda temos muitos desafios referentes ao tema que vocês estudaram. Temos parques e praças com alto índice de vandalismo. Para preservarmos os locais precisamos de conscientização, pois foram construídos com dinheiro público. O papel de vocês em disseminar a informação e a conscientização, agora certificados, é fundamental. Vocês são formadores de opinião e podem nos ajudar muito”, pontuou.

O ato contou com as presenças do responsável pela Coordenadoria da Juventude, Juliano Borges, do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Wilson Portella, bem como do representante da Empresa Junior GeoAmbiental da Unesp, Giordano Begalli Cierutte, Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Milene Guerra Lima, e dos monitores da iniciativa, Guilherme Cabrera e Lucas Biguete.

De acordo com Borges, a sensação em formar a primeira turma é de dever cumprido. “Um projeto que muitos colocaram esperança em função do que representa. Um número interessante de formandos desta iniciativa em que o próprio jovem, além de aprender, coloca para gente o que pode ser melhorado e ampliado”, disse.

Agora, segundo o coordenador da Juventude, o jovem concluinte do curso pode ser voluntário em espaços verdes do município ou até mesmo disseminar o conteúdo visto na comunidade em que está inserido. “O jovem, como agente ambiental, pode ser um diferencial até na sua rua, mostrando aos vizinhos a importância de se preservar o meio ambiente, como reciclar o lixo, enfim”, destaca.

Sobre as parcerias, Borges conta que foram fundamentais, pois segundo ele houve troca de informações, experiências e dialogo. “Muito proveitoso, já que através delas conseguimos chegar a um projeto interessante e daqui em diante terá a participação do jovem para construção. Neste semestre foi um projeto embrionário, para 2014 esperamos algo perto da perfeição em termos de organização, estruturação e parceiros”, encerra.

O Projeto Agente Jovem Ambiental foi idealizado pela Prefeitura, através da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Juventude. A iniciativa contou ainda com as parcerias das secretarias municipais de Assistência Social, Comunicação, Educação e Turismo, bem como do Instituto de Gestão de Projetos do Noroeste Paulista (Gepron), da Empresa Junior GeoAmbiental da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema.