Nessa quarta-feira (12), a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Vila Maristela, recebeu a Câmara Municipal em Presidente Prudente para que a 16ª Legislatura outorgasse o Título de "Cidadão Prudentino" ao missionário, pregador e escritor Astromar Miranda Braga. A cerimônia contou com a participação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ que fez o uso da palavra e enalteceu a importância do missionário junto à comunidade e por seu trabalho evangelizador. A homenagem é de autoria do vereador Ivan Junior, que ao fazer uso da palavra, o parlamentar comparou o homenageado com o apóstolo São Paulo, que pregou a Palavra de Deus "em uma velocidade surpreendente e em pontos estratégicos".

"Sua disposição e dinamismo em pregar o evangelho faz que a palavra chegue rapidamente de maneira oportuna e assertiva aos corações", destacou Ivan Junior."Falar de você, Astromar, é falar da ação de Deus no meio do povo. É falar de uma luz, que assim como seu nome brilhou para evangelizar os corações que Deus escolheu para tocar com Seu amor. Poderíamos citar sua postura como pai, empresário, atleta, amigo, mas o que nos move hoje é a contribuição que você deu e sei que continuará dando a nossa cidade, ao nosso país e até mesmo ao mundo, pois você tem desbravado fronteiras a serviço da mãe Igreja Católica", justificou Ivan Junior.

O parlamentar ainda acrescentou que o homenageado também possui as "virtudes de Maria". "Pois nossa Mãe, no meio da multidão ou mesmo depois sozinha aos pés da cruz, assumiu de forma radical o Evangelho de Jesus Cristo, que é exigente. E você irmão, pegou sua cruz, não olhou para trás, e está seguindo o Mestre", afirmou.

Estiveram presentes na sessão o presidente da Casa de Leis prudentina, Valmir da Silva Pinto, que conduziu a solenidade; juntamente com os vereadores Adilson Silgueiro, Alba Lucena, Café, Demerson Dias, Elza do Gás, Enio Perrone, Izaque Silva, Geraldo da Padaria e Jailson do Nascimento.

Após o autor da homenagem, vereador Ivan Junior, ainda fizeram o uso da palavra o prefeito Milton Carlos de Mello (Tupã); o promotor de Justiça Dr. André Luis Felício; o padre Antonio Sérgio Girotti (Tuti), pároco da Igreja da Maristela; o publicitário Alex Sandro Roberto Natsume, que é sobrinho do homenageado; e o cirurgião dentista Luis Fernando Guimarães, juntamente com sua esposa a professora universitária Ana Teresa Nogueiro, em nome da comunidade.

Também compuseram a mesa a capitão Silva Mantoani Pinto, representando a Polícia Militar; e o padre Luis, de Porto Alegre-RS, amigo de Astromar.Após a fala dos presentes, o homenageado, que esteve acompanhado de sua esposa Priscilla Vella Gonçalves Miranda Braga, agradeceu a homenagem e lembrou que tem pregado e falado o nome de Presidente Prudente "por todos os cantos do Brasil e do mundo".

"Esta cidade, que recentemente foi considerada [pelas Nações Unidas, ONU] a 25ª melhor cidade do país para se viver e a 8ª melhor para morar após a aposentadoria, é, com toda a certeza, a primeira do mundo em espiritualidade. Isso é notado e dito por todos que vêm até Presidente Prudente", destacou Astromar Miranda Braga.

Ainda estiveram na sessão solene o ex-presidente da Câmara Municipal Dirceu Matheus representando o vice-presidente da Cetesb, Dr. Nelson Bugalho; o ex-vereador Sérgio Jorge; o procurador do Estado Dr. Aureo Mangolin; Wagner Andrade, representando o deputado estadual Ed Thomas; Osvaldo Francisco da Silva; em nome do deputado estadual Mauro Bragato; Mauro Welber, representando o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas; e as secretárias municipais Ondina Barbosa Gerbasi (Educação) e Maria Cristina Borges Madeiral Netto (Tute, Esportes); além de outros presidentes de entidades e empresas, população em geral, amigos e familiares. (Com informações Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Prudente).