A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Belo Horizonte promoveu na tarde desta sexta-feira (14/06) uma festa junina aos pacientes atendidos na unidade e para a comunidade em geral. No evento, estiveram presentes mais de 150 pessoas. Lá, além de comidas típicas, como paçoca, pé de moleque, pipoca, quentão sem álcool, entre outras, teve também brincadeiras e quadrilha.

Conforme a enfermeira-gerente da ESF, Roberta Murashita Moraes Barroca, embora a festa tenha sido aberta à população, os pacientes do Grupo Hiperdia, programa de atendimentos a diabéticos e hipertensos, integram a maior parte dos presentes. “Mesmo na festa ficamos de olhos neles. Damos orientações para que comam pequenas porções e não exagerem demais. Entretanto, todos os ingredientes das comidas são usados na medida”, pontua.

Segundo ela, a festa já virou tradição da ESF. “A maioria dos pacientes nos cobram sobre a festa. Inclusive, têm alguns que não frequentam a unidade e vêm apenas na festa. No entanto, todos sempre nos ajudam com ingredientes ou no preparo. A festa junina é uma forma de manter a tradição e promover confraternização entre todos”, comenta.

Por fim, ela diz também que a equipe da unidade fica muito feliz em poder proporcionar momentos como esses aos pacientes. “Além de confraternizarmos, estreitamos os laços com os pacientes. Se não tivermos uma boa comunicação não conseguimos fazer um trabalho de ESF, que é diferentes de UBS [Unidade Básica de Saúde]”, encerra.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação