Uma grande mobilização marcou neste último sábado (27/04) o sucesso da Campanha educativa Prudente 100% Trânsito + Gentil. A ação educativa reuniu aproximadamente 80 escoteiros dos grupos Guayporé e Monte Carmelo sob o comando do chefe Lima. Na oportunidade, Sidney Rodrigues gerente da sucursal da Porto Seguro em Presidente Prudente mobilizou seus funcionários para realizar gratuitamente durante a blitz a cristalização de pára-brisa. O secretário de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo de Oliveira Bosquet, acompanhou e coordenou as ações, acompanhado do funcionário do Departamento de Educação no Trânsito Renato Gouvea.

A Semav também manteve agentes de trânsito nos dois pontos da blitz que ocorreu nas Avenidas Onze de Maio e 14 de setembro no Parque do Povo das 9h30 às 12h. Neste período os policiais da 5ª Cia da Polícia Militar auxiliaram os agentes da Semav no controle do fluxo de veículos nas respectivas vias. A Campanha Prudente 100% Trânsito + Gentil teve como objetivo conscientizar os motoristas sobre os riscos de se dirigir em alta velocidade, usar o celular enquanto conduz o automóvel e a não utilização do cinto de segurança por motorista e passageiros.

As três infrações são conhecidas pelas pessoas ao tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), porém, representam os maiores problemas no trânsito de Presidente Prudente, segundo Bosquet. Dados da Semav apontam que no primeiro trimestre deste ano foram 1.063 autuações pela falta do uso de segurança por motoristas ou passageiros, infração considerada grave no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) penalizada com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na CNH do condutor.

Já o uso do celular ao volante registrou 1.126 autuações, número preocupante visto que dirigir falando ao celular provoca distração e coloca a vida de todos em risco, além disso, a infração pode acarretar multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos na CNH. Durante a blitz os condutores receberam um panfleto informativo desenvolvido pela Semav, com explicações sobre as três irregularidades mais comuns no trânsito. Durante a ação, foram colados adesivos nos veículos com a permissão dos motoristas identificando o condutor como um motorista + gentil.

Um dos serviços que também agradou os motoristas foi à cristalização de pára-brisa que foi oferecida gratuitamente. O encerramento da campanha Prudente 100% Trânsito + Gentil, acontece neste domingo (5/05) das 8h30 às 11h no Parque do Povo, onde será realizado um passeio ciclístico, além de uma caminhada, quem participar vai concorrer a diversos brindes, incluindo três bicicletas. Traga a sua família e participe.