A Prefeitura de Presidente Prudente através da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setec) desenvolve desde o início da primeira gestão do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) o programa de implantação de sinal com Internet gratuita para atender a população prudentina. Já foram instalados 15 pontos com sinal de Internet gratuita em diversos bairros da cidade, no Parque do Povo, além dos distritos de Prudente: Ameliópolis, Floresta do Sul, Eneida e Montalvão. Conforme o secretário, Rogério Alessi, o próximo quiosque será instalado no Parque do Povo do Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Segundo ele, o primeiro passo será a conclusão das medições dos sinais. O estudo apontará o melhor ponto para instalação do equipamento para garantir a cobertura do sinal de Internet banda larga Wi-fi. O sinal poderá ser captado no bairro por celulares e notebooks nas imediações num raio de até 50 metros no entorno.

De acordo com o secretário, o quiosque será construído na área da antiga fonte que já estava desativada há bastante tempo a pedido da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) para evitar acúmulo de água em decorrência da dengue. Segundo ele, a fonte já foi aterrada. “A intenção é dar uma destinação útil para o local, que já estava sem uso, além de beneficiar a população. Por isso, o prefeito Tupã determinou a construção de um quiosque com Internet gratuita. Com isso, será inclusive aproveitada a estrutura da fonte para instalação do quiosque”, explica o secretário.

A próxima etapa será a concretagem da área e instalação dos equipamentos e dos móveis. A estrutura rústica de madeira segue os modelos já instalados. “Pretendemos construir um quiosque um pouco maior do que já existe no Parque do Povo, em virtude do número de acessos e pessoas que devem utilizar o local. A previsão é que o quiosque tenha cerca de 20 metros quadrados”, adianta Alessi.

O quiosque deve disponibilizar tomadas com energia elétrica, pelo menos seis bancadas, iluminação, acessibilidade, além de assentos para uso da população. A previsão é que o quiosque seja inaugurado até o final deste mês no bairro Ana Jacinta. “O aproveitamento do local foi uma determinação do prefeito Tupã, para oferecer sinal de Internet gratuita a população do bairro Ana Jacinta”, revela o secretário. O secretário adianta que na construção da estrutura serão investidos aproximadamente R$ 10 mil.

A Secretaria de Tecnologia estuda ainda a instalação de quiosques com Internet em outros bairros da cidade, os próximos a serem contemplados com o investimento são: a região da zona leste e também o Conjunto Habitacional Jardim Humberto Salvador. O projeto já contempla 15 pontos da cidade com sinal de Internet, dentre eles: Morada do Sol; Brasil Novo; Jardim Maracanã; Parque São Judas Tadeu; Terminal Rodoviário.

A pedido da Câmara Municipal de Prudente, vale destacar que o requerimento para desativação da fonte foi apresentado pelo vereador Geraldo da Padaria (PT) já a solicitação do sinal de Internet é pedido da vereadora Elza do Gás (PTB).