A Prefeitura de Presidente Prudente agiliza os trâmites para iniciar o projeto de remodelação da Praça 9 de Julho, no centro da cidade. Nesta quarta-feira (6/03), no Departamento de Compras e Licitação, da Secretaria de Finanças, foram abertos os envelopes referentes a licitação modalidade concorrência pública de n° 17/2012 para escolha da empresa que ficará responsável pela reforma. Foram nove empresas participantes, sendo que proposta de menor preço foi apresentada pela empresa Prudesan Engenharia e Comércio Ltda, de Presidente Prudente, no valor de R$ 1.718.668,28. O projeto de reestruturação da praça foi orçado pela Prefeitura de Prudente em aproximadamente R$ 2 milhões. O prazo de execução da obra será de sete meses.

Conforme o Departamento de Compras, o próximo passo será análise técnica das planilhas de preço que será feita pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp). A análise deve ser feita ainda nesta semana para confirmação da proposta de menor preço. Em seguida, será feira a publicação em atos oficiais, prevista para ocorrer ainda nesta semana. A partir da publicação terá início o prazo para recurso de cinco dias. De acordo com o setor de Compras, não havendo recurso, a previsão é que o contrato entre a empresa vencedora e a Prefeitura será lavrado até o dia 22 de março.

A primeira licitação para reforma da praça ocorreu no início de 2012 e foi cancelada a pedido do Ministério Público, que solicitou adequações no projeto original. O órgão não autorizou a remoção das pedras portuguesas e do traçado original. As características foram mantidas no projeto que foi reformulado pela Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan).