Com o objetivo de fazer com que os alunos possam vivenciar os aprendizados transmitidos em sala de aula, cerca de 20 estudantes do 2° e 3° anos da Escola Municipal Carlos Castilho Cabral do Jardim Regina realizaram uma visita à sede Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GPAE), que fica no hangar do Aeroporto Adhemar de Barros. Os alunos ingressaram na oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania do programa Cidadescola em agosto deste ano e estiveram pela primeira vez no local. Na oportunidade, as crianças puderam conhecer de perto o helicóptero Águia, meio de transporte utilizado que realiza função de apoio às equipes da Polícia Militar, além de realizar buscas e salvamentos. Na oportunidade, os alunos foram orientados pelo cabo Fabiano de Souza e o cabo Valdemir Mendes de Souza.

“A intenção é divulgar o trabalho realizado pela aeronave da Polícia Militar dentro da cidade”, explica o cabo Mendes. Segundo ele, a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) em parceria com a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) resulta numa maior aproximação entre os alunos e a Polícia Militar. A visita ao Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar contou com a supervisão do tenente Baltazar.

“A presença dos alunos fortalece a relação entre a Polícia Militar e a comunidade. Com essa aproximação, as crianças passam a ter uma relação de mais confiança e respeito com as autoridades”, explica o cabo Mendes. Ele revela ainda que a ação estimula a formação de futuros policiais militares já que eles podem conhecer de perto a função desempenhada pelas equipes. De acordo com a professora da oficina de trânsito, Nilza de Almeida Bina, atualmente a oficina é desenvolvida em três escolas, sendo elas: Maria do Socorro; Isabel Negrão e a Escola Carlos Castilho Cabral, onde foi implantada neste ano.

A atividade foi acompanhada pela professora comunitária Neli Artero. Ela adiantou que nos dias 21 e 22 de novembro os alunos da oficina Cultura da Paz irão realizar uma visita a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) para entrega de uma cesta básica. O trabalho integra a Semana da Solidariedade.