No dia 19 deste mês, o anfiteatro 4 da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus de Presidente Prudente –, sedia o 16º Fórum Municipal do Idoso. A ação, que é promovida pelo Conselho Municipal do Idoso e Centro de Referência FelizIdade, será realizada no período da manhã, das 7h30 às 12h, e trará como tema ‘As Diversas Faces da Violência Contra á Pessoa Idosa’. A inscrição para participar do evento, aberto a toda população, pode ser feita no dia, quando deve ocorrer o credenciamento dos participantes.

Conforme a presidente do Conselho Municipal, Maria Madalena Ortega de Araújo, o objetivo do fórum é trazer uma reflexão sobre situações do cotidiano que envolve a pessoa idosa, sua família e a sociedade em geral. “Todo ano fazemos o evento em que trazemos um tema que é de importância e conhecimento da família, do idoso e da sociedade. Este ano falaremos sobre a violência e seus diferentes aspectos, sendo física, psicológica, afetiva, entre outros”, comenta.

Para Araújo, o fato do fórum estar na 16ª edição significa um avanço considerável por parte da sociedade, em relação as questões que envolvem a pessoa idosa. “O importante é sempre frisarmos os direitos que os idosos têm, e propiciar a eles uma melhor qualidade de vida, mostrando-lhes que têm diferentes ferramentas para buscar seus direitos, a exemplo do Estatuto do Idoso. Mesmo assim, temos ainda outros instrumentos da comunidade, como o Conselho Municipal, a Delegacia do Idoso e a Promotoria do Idoso”, ressalta.

Diversas atividades devem fomentar o 16º Fórum Municipal do Idoso de Prudente. Depois do credenciamento, previsto para entre 7h30 às 8h30, será aberto oficialmente o evento com a composição da mesa e execução do Hino Nacional. Já às 8h45, os presentes assistirão uma apresentação artística. Às 9h, tem a palestra que carrega o tema do fórum ‘As Diversas Faces da Violência Contra á Pessoa Idosa’. Ela será proferida pela assistente social Ana Paula Giroto, que também é especialista em políticas sociais e processos de gestão, além de mestranda em Serviço Social e Políticas Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Às 10h haverá coffe break, e às 10h30, momento de reflexão. Já às 11h, haverá informações e apresentação da Rede de Defesa de Proteção ao Idoso. Às 11h30, terá a mensagem final do evento e sorteio de brindes. Por fim, às 12h, ocorre o encerramento 16ª edição do fórum.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação