O helicóptero Águia da Polícia Militar, meio de transporte que conheciam apenas pela televisão, ou só mesmo cortando os ares de Presidente Prudente, foi visto de perto na tarde desta sexta-feira (31/08), por 25 alunos que estudam na Escola Municipal Catarina Martins Artero, com sede na Vila Maristela. Eles participaram da oficina de Educação para o Trânsito e Cidadania, do Cidadescola. Acompanhados da oficineira do programa, Nilza de Almeida Bina, os estudantes estiveram no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente, para conhecerem de perto o trabalho do Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar (GPAE).

No hangar da PM, os pequenos que pareciam eufóricos com o momento, tiraram dúvidas sobre o trabalho do policiamento aéreo, bem como conheceram todos os equipamentos especiais de salvamento em situações de risco, como enchentes e locais isolados de difícil acesso. As instruções foram transmitidas pelos policiais que fazem parte do GPAE, o cabo PM Fabiano de Souza, e o soldado PM Wendel Menelau. Como a Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) é parceira da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) na realização do projeto, o agente de trânsito, Rogério Carrara, também acompanhou as crianças na visita.

Lá, após receberem instruções sobre os tipos de salvamentos e resgates, os alunos também tiveram a oportunidade de conhecerem o interior da aeronave que tem espaço para o piloto, co-piloto e mais quatro tripulantes. “Em todas as escolas onde realizamos essa oficina, fazemos questão de trazer as crianças para conhecerem o Águia que é um meio de transporte utilizado em operações e perseguições como apoio do patrulhamento terrestre. E o objetivo de trazê-los ao aeroporto é justamente esse, explicá-los sobre o trabalho realizado pelo helicóptero”, explica a oficineira.

Ainda de acordo com ela, desde quando começaram as visitas ao hangar da PM, o feedback por parte dos alunos dentro da sala de aula tem sido cada vez melhor. “Esse contato incentiva a mudança no comportamento com noções de respeito às regras e em relação à disciplina no dia a dia. Por isso as visitas têm superado nossas expectativas, mesmo porque todo o conhecimento que lhes são transmitidos aqui, é trabalhado quando retornamos a escola. E prova de que as visitas têm dado resultado, é que pelo menos mais duas visitas estão previstas para acontecerem em outubro”, encerra.