Presidente Prudente ganhará um novo parque ecológico que será referência nacional em termos de estrutura são mais de 100 mil metros quadrados de área verde que serão utilizados para a construção de diversos equipamentos públicos. A benfeitoria irá contemplar uma área com mais de 10 mil moradores que compreende os parques São Lucas; São Matheus, Santa Olga, Vila São Pedro, Jardim Eldorado, dentre outros bairros localizados na região norte da cidade. A empreitada conta com investimentos da esfera federal e contrapartida municipal de mais de R$ 2 milhões. O projeto que recebe o nome ‘Parque Ecológico Nelson Bugalho’ foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) e assinado pelo arquiteto Maurício Fernandes.

Conforme o secretário da Seplan, Laércio Alcântara, a intenção é seguir o mesmo padrão dos parques ecológicos construídos na grande São Paulo, como exemplo o Anhembi. “A intenção é transformar o fundo de vale que abrange diversos bairros e com isso dar uma nova cara para toda região o que deve resultar inclusive na valorização imobiliária e na qualidade de vida da população”, revela o secretário. Segundo ele, o projeto que já foi concluído neste ano foi desenvolvido durante cerca de dois anos e conta com diversos equipamentos integrados que devem respeitar os espaços de preservação ambiental. De acordo com o secretário, para agilizar o início da empreitada, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Sosp) está concluindo os orçamentos que num primeiro momento contará com o investimento de R$ 2 milhões.

No local, a Prefeitura já executou diversos serviços para preparar a área, como a construção de calçadas, correção dos canais, além da terraplanagem. No momento, também está em andamento a licitação para iniciar a contratação da empresa que ficará responsável pelo portal que conta com o convênio do governo federal através do Ministério do Turismo e contrapartida do município. “Devido à complexidade e proporção o projeto será construído em etapas, sendo que a primeira contemplará a área do Parque São Matheus, que conta com a antiga antena da Rádio Piratininga e outra parte na esquina com a Rua Coronel Albino para atender os moradores que residem no conjunto de prédios nas imediações e ainda não contam com uma área de lazer”, explica o secretário.

De acordo com o secretário, o projeto resultará num parque ecológico modelo para Prudente e toda região, que não contam com nenhum parque no mesmo padrão. O projeto contempla o moderno estilo arquitetônico com painéis e equipamentos públicos. “Com a construção do maior parque ecológico o antigo fundo de vale terá uma nova destinação que resultará numa grande valorização imobiliária para a região, que contribuirá com a elevação do padrão e a qualidade de vida da população”. “O parque contará com modernos equipamentos dentre eles: ciclovia e pista de caminhada; campo de futebol de areia, playground; Academia da Terceira Idade (ATI); Portal de Acesso; escultura e praça; pista de bicicross e skate” resume o secretário da Seplan.