Mistura de gerações com a mesma finalidade. Foi isso que os cerca de 50 idosos do Centro de Referência FelizIdade vivenciaram na manhã desta terça-feira (22/05), durante visita a Horta Municipal, mantida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente (Sedepp). Lá, os senhores e senhoras puderam trocar experiências sobre tudo que é cultivado ali com os mais de 30 alunos da Escola Municipal Professor Ivo Garrido, que integram a oficina de meio ambiente do programa Cidadescola. Em tom de gente grande e de maneira sábia, as crianças contaram aos visitantes de “primeira viagem” como funciona o espaço gastronômico.

Conforme o encarregado pela horta e técnico em agropecuária, José Aparecido Nunes Sampaio, hoje foi um dia atípico na rotina de trabalho, já que ele teve alunos de oito a 80 anos aprendendo sobre o mesmo tema. “É uma fusão de gerações. A horta devido ao Cidadescola tornou-se um espaço didático, em que diariamente crianças e adultos aprendem tudo sobre as técnicas de produção hortícolas”, comenta, afirmando que “graças a atual administração pública tudo que os idosos vivenciaram hoje na horta, as crianças também já conheciam”. “Temos aqui por semana, cerca de 400 crianças. Ou seja, todas as informações que muitos idosos souberam só hoje, as crianças já tiveram acesso”, complementa.

Sampaio revela que os idosos conheceram os sistemas convencionais da horta, hidroponia, estufa e também as novas variedades da plantação, como, por exemplo, a pimenta mais ardida do mundo ‘But Joloquia’. “Um fato curioso é que uma senhora pediu uma pimenta para levar ao seu filho nos Estados Unidos”, diz aos risos. “Hoje tivemos um dia gratificante, pois o pessoal conheceu tudo que temos na horta. São idosos de até 80 anos que souberam o que é uma hidroponia hoje. Sendo assim, posso afirmar que são idosos vendo as novas tecnologias da horticultura”, frisa.

De acordo com a professora aposentada, Leonice Mota Bacarim, 76 anos, a visita a Horta Municipal foi um passeio marcante, uma vez que ela ainda não conhecia o local. “Não tínhamos ideia de como plantar, cultivar, entre outros serviços realizados na horta. Ficamos felizes e admiramos tudo que vimos”, ressalta. Opinião não muito diferente ostentava a costureira aposentada, Maria de Campos, 78 anos. “O passeio renova os pensamentos e distrai a mente. O contato com a terra, natureza, com as pessoas de igual para igual, é de suma importância. Até mesmo por que muitos idosos ficam fechados em casa e não vêem como a cidade cresceu, o progresso, as maravilhas que temos em Prudente. Estou adorando”, garantia.

Diante dos depoimentos, a coordenadora do Centro de Referência FelizIdade, Marilza Lourenção, afirma que o objetivo do passeio foi atingido. “O intuito, além da integração entre os idosos, era mostrar a eles tudo que temos no município e que muitas vezes eles não sabem que existe. Hoje eles tiveram o contato com a natureza entre outras atividades. Então, além do conhecimento, este foi um momento de lazer”, finaliza. (Por Guilherme Santana)