A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Presidente Prudente realizará nesta próxima segunda-feira (21/05) a partir das 13h o 1° WorkShop de Comunicação, que ocorre juntamente com o lançamento oficial do ‘Portal Cidadescola’. O site poderá ser acessado através do endereço: www.cidadescolapp.sp.gov.br. O evento será realizado no Salão Paroquial, defronte a Igreja Nossa Senhora do Carmo (Maristela). Conforme a diretora do programa Cidadescola, Isabel Cristina Arcanjo Riqueti, no encontro são aguardadas cerca de 500 pessoas, entre professores, gestores, oficineiros, e parceiros do programa, que são representantes da comunidade, de associações, sindicatos, dentre outros que disponibilizam espaços para receber as 35 oficinas pedagógicas, além da população em geral, já que o encontro é aberto a todos interessados.

De acordo com a coordenadora, o Portal do Cidadescola será utilizado como importante ferramenta no processo de integração entre os públicos do programa de educação integral idealizado pela atual administração municipal. O projeto vem com a missão de integrar todos os envolvidos que são: a escola, a comunidade e os parceiros. A coordenadora adianta que no portal serão divulgadas todas as ações que envolvem o programa, além disso, as famílias poderão acompanhar através da galeria de fotos a participação dos alunos nas ações realizadas nas escolas participantes. No encontro que marcará o lançamento do ‘Portal Cidadescola’, também ocorrerá a formação dos professores, educadores e oficineiros, que serão orientados em relação à utilização do site.

Na ocasião, será apresentada a proposta de reflexão sobre a comunicação, com a discussão do tema: “A realidade das redes sociais e suas implicações na educação moderna”. “No evento será abordado a importância da comunicação no processo de construção da identidade do Cidadescola e suas implicações”, ressalta a coordenadora. Atualmente são desenvolvidas 35 oficinas em diversas áreas que contribuem com o desenvolvimento global das crianças. Após o lançamento, será marcada uma nova data para capacitação dos profissionais que serão envolvidos no processo para abastecer o site, a formação ainda não tem data definida.

O evento terá início às 13h com a recepção dos convidados. Às 13h30 ocorrerá à abertura oficial, em seguida a exibição de um vídeo institucional sobre o projeto. Às 13h50 terá a participação da secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi. Na sequência o prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB) realizará o lançamento oficial do ‘Portal do Cidadescola e apresentação do portal. O evento terá continuidade com a palestra sobre o tema: ‘A Comunicação na Educação’, que será realizada pelo publicitário Paulo Brito. Em seguida, por volta das 15h será abordado o tema ‘A Comunicação no Currículo Escolar’.O tema será discutido pelo palestrante César Aparecido Nunes. O encerramento do evento ocorre com o debate previsto para ocorrer às 16h.

Nunes é licenciado em Filosofia e doutorado pela em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, onde exerce a função de professor. O palestrante desenvolve estudos e pesquisa na área de Formação de Professores, Política Educacional, Sexualidade e Educação. Nunes também é Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Educação Paideia e Presidente Nacional da Abrades. Exerce assessoria na Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp na área de educação e comunidade.

Serviço: O porta do programa Cidadescola estará no ar a partir de segunda-feira (21/05) e poderá ser acessado através do endereço: www.cidadescolapp.sp.gov.br