A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente realiza nesta quarta-feira (9/05) e quinta-feira (10/05) das 13h às 17h o curso sobre a Abordagem Multidisciplinar da Obesidade Infantil direcionado aos agentes comunitários de saúde do município. Em cada dia o encontro recebe cerca de 50 profissionais. O encontro ocorre no anfiteatro da Saúde. Na programação desta quarta-feira, a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Juliana Santiago Santos apresentou o resultado parcial do diagnóstico nutricional do Programa Saúde na Escola realizado neste ano em 17 escolas entre municipais e estaduais da cidade, foram levados em conta na avaliação o peso e a estatura dos estudantes.

Na pesquisado Programa Saúde na Escola foram avaliados 2.610 alunos de zero a 10 anos de idade. Conforme balanço parcial na faixa etária infantil 35% dos alunos estão com peso inadequado acima do recomendado. Deste total: 20% estão com risco de sobrepeso; 10% com sobrepeso e 5% obesidade. Já em relação aos 1.238 adolescentes de 10 a 19 anos que foram avaliados, o estudo aponta que 29% estão acima do peso. Em relação ao número apresentado: 18% estão com risco de sobrepeso; 9% já estão com sobrepeso e outros 2% com obesidade. Os dados estão cadastrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

De acordo com a coordenadora das Estratégias da Saúde da Família (ESFs), Gisele Mariotini Orrigo, o encontro tem como objetivo traçar uma plano de ações diante dos preocupantes resultados parciais que foram apresentados na pesquisa nutricional do Programa Saúde na Escola. Os dados apontam que em média 30% das crianças e adolescentes estão acima do peso. “A intenção é capacitar os agentes para que eles estejam preparados para enfrentar o diagnóstico e intensificar as orientações sobre saúde e alimentação saudável para as famílias cadastradas nas unidades de saúde”, explica. Segundo ela, o trabalho de orientação será estendido às equipes de nutrição das escolas em relação à elaboração do cardápio.

“O objetivo do encontro multidisciplinar é de discutir estratégias para fazer com que os agentes consigam lhe dar com a situação de obesidade infantil”, ressalta a nutricionista do Nasf. Segundo ela, além dos agentes de saúde, o curso também recebe educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. “A intenção é utilizar o diagnóstico que traz os índices de obesidade como ferramenta para que o agente de saúde possa ajudar e orientar as famílias em relação à alimentação saudável e qualidade de vida”, enfatiza. “Vamos orientar os agentes sobre a obesidade, as conseqüências e o tratamento”, acrescenta.